2014/08/06

Notícias do Dia

Empresa de segurança lança pânico dizendo que hackers russos têm 1.2 mil milhões de usernames e passwords... e pede $120 para vos dizer se lá estão incluidos; a Apple vai apresentar os novos iPhones a 9 de Setembro; o Navdy é um HUD para o carro que te deixa ler mensagens e enviar tweets; uma câmara de vigilância que simplifica a instalação funcionando via Skype; e ainda os perigos dos tarifários que vão contra a neutralidade da net de forma encapotada.


Seguem-se as notícias do dia, e não se esqueçam que já começamos a oferecer os livros O'Reilly deste mês:


Surface Pro 3 irá recuperar dos prejuízos bilionários da linha?


O novo Surface Pro 3 da Microsoft chegará a Portugal no próximo dia 28 de Agosto, prometendo um Surface que aprendeu com as duas gerações anteriores para se tornar numa máquina altamente desejável. A grande questão é se este modelo irá ser capaz de recuperar (ou pelo menos amenizar) o astronómico prejuízo que os Surface têm sido para a Microsoft, que se estima ir já em 1.7 mil milhões de dólares.

Será um resultado que poderá ser crítico para o futuro da linha Surface, uma vez que o novo CEO da Microsoft parece ter menos "paciência" para este tipo de projectos. (Eu bem disse desde o início que no caso dos RT mais valia terem vendido aquilo a preço de custo para inundarem o mercado, em vez de ficarem com os milhões que ficaram encravados nos armazéns, e que depois quando quiseram despachar já ninguém os queria.)


Apple e Samsung dominam os lucros nos smartphones


Existem inúmeras marcas de smartphones no mercado, mas quando se trata de ver quem é que realmente está a fazer dinheiro com isso, as coisas reduzem-se drasticamente: Apple e Samsung dominam a totalidade dos lucros, com os restantes fabricantes a ficarem com as "migalhas" (ou até a perderem dinheiro).

Acho também curioso que em em vários momentos as tendências sejam directamente opostas: quando a Apple sobe os lucros (nos últimos trimestres do ano, quando apresenta os novos iPhones) a Samsung desce, e quando depois a Samsung sobe a Apple desce. E as coisas parecem estar bem encaminhadas para a Apple, que conseguiu ficar bem posicionada para o lançamento dos novos iPhones, podendo regressar às fasquia dos 80% que já atingiu em 2011, neste fim de 2014.


Sony vai deixar de vender ebook readers


Podem ser bastante mais cómodos de ler no exterior e ter autonomias que envergonham qualquer tablet, mas não há argumentos que possam justificar um produto que depois não se vende. A Sony anunciou que vai deixar de fabricar os seus ebook readers, o que faz com que o Kindle da Amazon se torne ainda mais no ebook reader de referência. E faz também com que se perca a esperança de vir a ter um ebook reader de grandes dimensões como aquele que a Sony nos tinha mostrado.


Gmail passa a reconhecer endereços com caracteres internacionais


Não se assustem se o próximo email que receberem vos chegar de um remetente que vos parece "chinês", pois pode ser mesmo esse o caso, literalmente. A internet tem-se mantido tendencialmente ocidental, o que é um pouco estranho quando o nosso alfabeto é usado por menos de metade da população mundial. Agora o Gmail vem preparar-se para lidar com todos esses biliões de pessoas, passando a suportar endereços de email com caracteres internacionais. E sim, quer dizer também que poderemos começar a ter endereços do tipo "áéíóú@façafavor.pt" (para além dos endereços nas tais letras que nem fazemos ideia de como escrever.)


Propaganda digital mostra o que cada um "quer ver"


A propaganda não é nada de novo, sendo uma técnica que existe há séculos (milénios?) mas que graças às redes sociais da actualidade assume contornos ainda mais perniciosos. A mais recente onda de conflitos em Gaza serve como exemplo, fazendo com que os simpatizantes com cada um dos lados vejam notícias que validam a sua posição. Quem for pró-israelita poderá ver imagens dos rockets lançados pelos palestinianos em direcção a Israel; quem for pró-palestiniano, verá as imagens da destruição efectuada pelos ataques israelitas e de crianças mortas.

Será desejável que nesta época da informação, se utilize a facilidade no seu acesso para se ficar a conhecer os múltiplos lado de cada questão em vez sermos dirigidos apenas para aquilo que algumas agências noticiosas (ou outras entidades) queiram que se veja.




Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

2 comentários:

  1. http://macdailynews.com/2014/08/06/no-china-has-not-banned-apple-products-from-government-purchases/

    ResponderEliminar
  2. Apple + Samsung têm 108% dos lucros [não é dos lucros, é dos resultados, como há vários fabricantes especialmente a Nokia têm prejuízos, dá os 8% "extra"].

    Eu cá acho que os compradores de produtos Android (com exceção dos de gama/preço mais alto) estão mal habituados. Acham que os fabricantes se aguentam a vender ao preço de custo ou com prejuízo. A estes juntaram-se os compradores de Lumia "baratíssimos" (pudera, são vendidos abaixo do custo). Penso que isto não é sustentável - com exceção da Google que quanto mais equipamentos se venderem mais ganha ... em anúncios.

    ResponderEliminar