Empresa de segurança lança pânico dizendo que hackers russos têm 1.2 mil milhões de usernames e passwords... e pede $120 para vos dizer se lá estão incluidos; a Apple vai apresentar os novos iPhones a 9 de Setembro; o Navdy é um HUD para o carro que te deixa ler mensagens e enviar tweets; uma câmara de vigilância que simplifica a instalação funcionando via Skype; e ainda os perigos dos tarifários que vão contra a neutralidade da net de forma encapotada.
Seguem-se as notícias do dia, e não se esqueçam que já começamos a oferecer os livros O'Reilly deste mês:
Surface Pro 3 irá recuperar dos prejuízos bilionários da linha?
O novo Surface Pro 3 da Microsoft chegará a Portugal no próximo dia 28 de Agosto, prometendo um Surface que aprendeu com as duas gerações anteriores para se tornar numa máquina altamente desejável. A grande questão é se este modelo irá ser capaz de recuperar (ou pelo menos amenizar) o astronómico prejuízo que os Surface têm sido para a Microsoft, que se estima ir já em 1.7 mil milhões de dólares.
Será um resultado que poderá ser crítico para o futuro da linha Surface, uma vez que o novo CEO da Microsoft parece ter menos "paciência" para este tipo de projectos. (Eu bem disse desde o início que no caso dos RT mais valia terem vendido aquilo a preço de custo para inundarem o mercado, em vez de ficarem com os milhões que ficaram encravados nos armazéns, e que depois quando quiseram despachar já ninguém os queria.)
Apple e Samsung dominam os lucros nos smartphones
Existem inúmeras marcas de smartphones no mercado, mas quando se trata de ver quem é que realmente está a fazer dinheiro com isso, as coisas reduzem-se drasticamente: Apple e Samsung dominam a totalidade dos lucros, com os restantes fabricantes a ficarem com as "migalhas" (ou até a perderem dinheiro).
Acho também curioso que em em vários momentos as tendências sejam directamente opostas: quando a Apple sobe os lucros (nos últimos trimestres do ano, quando apresenta os novos iPhones) a Samsung desce, e quando depois a Samsung sobe a Apple desce. E as coisas parecem estar bem encaminhadas para a Apple, que conseguiu ficar bem posicionada para o lançamento dos novos iPhones, podendo regressar às fasquia dos 80% que já atingiu em 2011, neste fim de 2014.
Sony vai deixar de vender ebook readers
Podem ser bastante mais cómodos de ler no exterior e ter autonomias que envergonham qualquer tablet, mas não há argumentos que possam justificar um produto que depois não se vende. A Sony anunciou que vai deixar de fabricar os seus ebook readers, o que faz com que o Kindle da Amazon se torne ainda mais no ebook reader de referência. E faz também com que se perca a esperança de vir a ter um ebook reader de grandes dimensões como aquele que a Sony nos tinha mostrado.
Gmail passa a reconhecer endereços com caracteres internacionais
Não se assustem se o próximo email que receberem vos chegar de um remetente que vos parece "chinês", pois pode ser mesmo esse o caso, literalmente. A internet tem-se mantido tendencialmente ocidental, o que é um pouco estranho quando o nosso alfabeto é usado por menos de metade da população mundial. Agora o Gmail vem preparar-se para lidar com todos esses biliões de pessoas, passando a suportar endereços de email com caracteres internacionais. E sim, quer dizer também que poderemos começar a ter endereços do tipo "áéíóú@façafavor.pt" (para além dos endereços nas tais letras que nem fazemos ideia de como escrever.)
Propaganda digital mostra o que cada um "quer ver"
A propaganda não é nada de novo, sendo uma técnica que existe há séculos (milénios?) mas que graças às redes sociais da actualidade assume contornos ainda mais perniciosos. A mais recente onda de conflitos em Gaza serve como exemplo, fazendo com que os simpatizantes com cada um dos lados vejam notícias que validam a sua posição. Quem for pró-israelita poderá ver imagens dos rockets lançados pelos palestinianos em direcção a Israel; quem for pró-palestiniano, verá as imagens da destruição efectuada pelos ataques israelitas e de crianças mortas.
Será desejável que nesta época da informação, se utilize a facilidade no seu acesso para se ficar a conhecer os múltiplos lado de cada questão em vez sermos dirigidos apenas para aquilo que algumas agências noticiosas (ou outras entidades) queiram que se veja.
Curtas do Dia
- Foursquare 8.0 - o ideal para encontrar onde comer?
- Apple regista HealthKit em associação com relógios e dispositivos médicos
- Justin.tv vai encerrar - melhor sorte terá o seu derivado Twitch que será comprado pelo Google
- Uber vai testar UberPool para juntar pessoas que façam o mesmo trajecto
- MS desmente nova actualização ao Windows 8.1 para breve
- Pebble lança edições coloridas limitadas
- Gigabit wireless a uma dezena de quilómetros de distância
- China corta Apple da lista de fornecedores de material para o governo
- Apple e Samsung terminam casos de disputas de patentes fora dos EUA - finalmente fartaram-se de só ver os advogados a lucrar com estes casos?
Resumo da Madrugada
- Hackers russos com 1.2 mil milhões de usernames e passwords - quem o diz pede $120 para vos dizer se lá estão incluidos
- Google Web Designer com interactividade melhorada
- iSensor HD é câmara de vigilânia que funciona via Skype
- Navdy é um HUD para o carro que se liga ao smartphone
- Anti-wearables - sensores em todo o lado menos em nós
- Apple vai apresentar os novos iPhones a 9 de Setembro
- SynoLocker está a encriptar dados dos Synology e a fazer chantagem com os donos
- Os perigos dos tarifários que vão contra a neutralidade da net de forma encapotada
http://macdailynews.com/2014/08/06/no-china-has-not-banned-apple-products-from-government-purchases/
ResponderEliminarApple + Samsung têm 108% dos lucros [não é dos lucros, é dos resultados, como há vários fabricantes especialmente a Nokia têm prejuízos, dá os 8% "extra"].
ResponderEliminarEu cá acho que os compradores de produtos Android (com exceção dos de gama/preço mais alto) estão mal habituados. Acham que os fabricantes se aguentam a vender ao preço de custo ou com prejuízo. A estes juntaram-se os compradores de Lumia "baratíssimos" (pudera, são vendidos abaixo do custo). Penso que isto não é sustentável - com exceção da Google que quanto mais equipamentos se venderem mais ganha ... em anúncios.