2014/08/27

Google lança Chrome de 64bits para Windows sem NPAPI (e sem Java)


Depois das versões beta, é agora vez do Chrome se juntar ao Internet Explorer e ser o segundo browser a ter uma versão nativa de 64bits para o Windows.

Já está disponível a versão estável do Chrome de 64bits para o Windows, e que o Google diz ter o "dobro da estabilidade da versão de 32bits" a apresentar páginas web. Esta versão vem trazer melhorias a nível de velocidade e de segurança, mas deixa de fora o suporte para extensões NPAPI (que o Google tem vindo a desaconselhar há bastante tempo). Os potenciais problemas desta alteração, alguns plugins NPAPI, como o Silverlight - e também o Java - deixarão de funcionar.

Podem sempre dar um salto a "about:plugins" e espreitar que plugins estão a usar que ainda usam o NPAPI e que deixarão de funcionar com o Chrome de 64 bits (e também aqueles que não usam e podem desactivar, incluindo o potencial conflito de ter dois plugins Flash no Chrome). Espera-se que esta versão ajude a que os visados actualizem os seus plugins de modo a usar o mais moderno PPAPI. De qualquer forma, para evitar potenciais chatices, esta versão de 64bits não será actualizada automaticamente para cima de versões de 32bits. Quem a quiser utilizar terá que descarregar e reinstalar o Chrome nesta nova versão de 64bits.

(Só me interrogo, quantos serão "forçados" a manter-se no Chrome de 32bits pela necessidade de manter o Java - ou em alternativa, usar um browser alternativo de recurso para os casos em que tal foi necessário?)

13 comentários:

  1. "(Só me interrogo, quantos serão "forçados" a manter-se no Chrome de 32bits pela necessidade de manter o Java - ou em alternativa, usar um browser alternativo de recurso para os casos em que tal foi necessário?)" Como por exemplo para as declarações electrónicas das finanças.

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho o Silverlight a funcionar na versão 64bits, actualizei ontem por cima da de 32bits.

    Para confirmar fui o site da vodafone para ver tv no browser e funciona.

    O Java tb não se encontra desactivado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que te aparece no "about:plugins" quando ao tipo de plugin do Java e Silverlight?

      Eliminar
    2. Carlos,

      Julgo que a questão é que não suporta NPAPI... de 32bits... se forem de 64.. ou estou a dizer asneiras? (repara no nome do file:)
      Nome: Shockwave Flash
      Descrição: Shockwave Flash 13.0 r0
      Versão: 13,0,0,182
      Localização: C:\Windows\system32\Macromed\Flash\NPSWF64_13_0_0_182.dll
      Tipo: NPAPI

      Eliminar
  3. Aqui Java e Meo Go a funcionar... Google 64bits

    Version 37.0.2062.94 unknown-m (64-bit)

    ResponderEliminar
  4. Aqui também tenho o Java e o Silverlight a funcionar na versão 64bits. No "about:plugins" o tipo dos plugins que aparece é NPAPI.
    Ao instalar esta versão fechei o chrome completamente e instalei por cima a versão de 64bits

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito estranho, uma vez que são eles próprios a dizer "Currently, the only significant known issue is the lack of 32-bit NPAPI plugin support"... ou será que esses plugins já são igualmente de 64bits e funcionam?

      Eliminar
    2. Sim os plugins são de 64bits deve ser por causa disso que está tudo a funcionar. Mas tive a ver agora no site da Microsoft e nos requerimentos do Silverlight diz :
      "X86 or x64 (64-bit mode support for IE only) 1.6-gigahertz (GHz) or higher processor with 512-MB of RAM"

      Por isso não sei porque será que está a funcionar pois diz que o suporte de 64 bits só funciona no IE

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Onde está o Google Chrome de 64 bits? Indo pelo site https://www.google.com/chrome/browser/index.html o que me fica instalado é o Chrome de 32 bits. A única coisa que consigo instalar é o Chromium 64 bits...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ele detectar que tens um sistema 64bits surge-te a opção (como a que aparece na imagem do post que entretanto actualizei)

      Eliminar
    2. Eu instalei a partir deste link porque não detetou automaticamente:
      https://www.google.com/intl/en/chrome/browser/?platform=win64

      Eliminar