2014/08/27

Notícias do Dia

A luta contra a taxa sobre o armazenamento digital continua (PL118/PL283); Agora qualquer pessoa pode fazer um hyperlapse usando o seu iPhone; já temos Chrome de 64 bits para Windows; e vimos que até apps sem permissões especiais podem roubar passwords de outras apps.

Seguem-se as notícias do dia; sendo que está em curso mais um fundo de gadgets, desta vez dedicada à Xbox One; continuamos a dar-vos a oportunidade para ganharem um Huawei P6; e sem esquecer que o nosso meeting mensal é já este sábado.



iPad Maxi de 12.9" a caminho?

Longe vão os tempos em que iPhone e iPad eram anunciados como tendo os tamanhos absolutamente perfeitos. Desde então os iPhones já cresceram (e preparam-se para crescer ainda mais com a chegada dos iPhone 6) e o iPad diminui; e parece que a coisa não se irá ficar por aqui. Há quem diga que a Apple estará a preparar um Maxi iPad de 12.9" para o início de 2015.



Um modelo que se poderá tornar mais credível depois de ouvirmos Tim Cook dizer que está confiante que o actual decréscimo nas vendas de tablets será apenas um episódio pontual, e que os tablets continuarão a atrair mais e mais consumidores.


Square Cash já manda dinheiro via SMS


Lembram-se do super-interessante Cash da Square que permitia enviar dinheiro via email sem chatices? Agora sofreu uma actualização e está ainda melhor, permitindo fazer isso também via SMS, juntar anotações às transferências, e muito mais.

... Quando será que algo assim surgira por cá? Leia-se, um serviço universal, sem pagamento de comissões nem obrigações escondidas.


Kobo Aura H2O para leituras à prova de água


Se já não são capazes de viver sem os vossos ebooks, provavelmente já terão sentido necessidade de os poder usar de forma mais despreocupada em todo o tipo de situações. Talvez queiram estar a ler enquanto estão na paragem e a levar com uns chuviscos de chuva, ou até durante um banho de imersão (ou sauna). Para isso poderão querer espreitar o novo Kobo Aura H2O, que tem a particularidade de se poder manter até 50 minutos submerso (a 5m de profundidade) sem qualquer problema.



Como se movem os sinais WiFi

O WiFi é uma daquelas tecnologias que quase sempre funciona como se pretende e que nem se pensa nisso... a não se nos casos em que não funciona como se desejava e depressa se descobre que aquilo mais parece estar sujeito a artes mágicas. O seguinte vídeo visualiza a propagação dos sinais WiFi numa residência, e mostrando alguns dos fenómenos de reflexão, atenuação e até de cancelamento e obstrução dos sinais que por vezes podem dar origem a autênticos "buracos negros" onde não se tem qualquer sinal.





Curtas do Dia


Resumo da Madrugada

2 comentários:

  1. Acho que o que há que saber do Wi-Fi é que não gosta de paredes com forte componente metálica (paredes estruturais, com canalizações, placas) especialmente caixas de elevador. Cá por casa, quando foi a Optimus, "sacrificou-se" um fio telefónico (do tempo dos telefones que já ninguém usa) para puxar um fio da sala, onde estava a "central de internet" até um hall no centro da casa onde ficou o router. Funcionava às mil maravilhas. Com a passagem para a Zon, não estiveram para isso, o router (Zon Hub) ficou na sala e fiquei com uma parte da casa às escuras. Obviamente a coisa só se resolveu com um repetidor. O engraçado é que deslocando o repetidor p'raí 1 metro, pondo-o numa esquina, de maneira que o Wi-Fi não tem que atravessar uma parede estrutural, o sinal melhora notavelmente. Não gosta mesmo de paredes grossas com metal. Uma diferença por vezes ligeira na localização do router/repetidor pode fazer muita diferença.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... idem para as pens Wi-Fi de ligar ao computador. Usando um (bom) cabo USB que permita pôr a pen num sítio "arejado" também pode haver ganhos significativos.

      Eliminar