2014/08/27

Hyperlapse do Instagram chega ao iOS


Se ficaram fascinados com o espectacular projecto da Microsoft que permite criar Hyperlapses de nível profissional a partir de filmagens "normais", irão gostar de saber que agora têm uma app que vos permite fazer isso a partir do vosso iPhone: o Hyperlapse do Instagram.

Os hyperlapse são vídeos em timelapse que nos mostram a passagem acelerada do tempo, mas onde também existe movimento da câmara. São uma forma engraçada e original de condensar vídeos de minutos (ou horas) em algo que não se torna uma "seca" de (re)ver. Tradicionalmente, a criação destes vídeos obriga a planeamento cuidado e o domínio de ferramentas de processamento de vídeo ou fotos; mas no caso deste Hyperlapse do Instagram para iOS, a sua utilização não poderia ser mais simples: basta gravarem o vídeo que quiserem e depois seleccionarem a aceleração pretendida, entre 1 e 12x.



A diferença é que em vez de ficarem com um vídeo acelerado capaz de induzir alucinações, ficamos com um vídeo com estabilização de imagem de aspecto profissional.

No entanto, não se pense que esta app usa o mesmo método que a Microsoft utilizou no sistema que referimos; esse processamento é demasiado intensivo para poder ser feito pelos smartphones actuais. Em vez disso o Instagram optou por um sistema bem mais simples: a app usa a informação do giroscópio para registar todo o tipo de movimentos que estão a ser feitos durante a gravação do vídeo, e depois utiliza essa informação para fazer a estabilização da imagem. Assim dispensa-se a necessidade de um complexo sistema de análise de imagem, permitindo que o resultado possa ser apresentado imediatamente e sem necessidade de processamento. E nem será necessário dizer que, os resultados são sempre melhores do que seriam obtidos sem esta assistência.

Actualização: o Instagram já explicou o processo técnico de como fazem o Hyperlapse.

Quanto aos utilizadores de Android, ainda não há data marcada para que possam desfrutar de algo idêntico nos seus smartphones, e não é por "má vontade" do Instagram. O que se passa é que as APIs disponíveis não permitem fazer o registo de vídeo e do giroscópio da forma necessária para implementar este sistema pelo que, até que isso seja possível (esperemos que seja com o Android "L"), teremos que continuar a aguardar.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)