2014/08/01

IE11 no Windows Phone 8.1 rende-se ao Webkit


Num mundo perfeito, a web seria um local onde os standards realmente fossem um standard. Mas infelizmente, a web continua a ser uma manta de retalhos onde cada um vai puxando a manta para os seus próprios interesses. Se noutros tempos a web era dominada pelo "dialecto" falado pelo IE, hoje em dia o caso é o oposto... como agora foi reconhecido pela própria Microsoft no seu Windows Phone.

Muitos de vocês ainda se lembrarão perfeitamente dos badges que muitos sites exibiam orgulhosamente "made for IE" e que muitas vezes tornavam impossível a sua utilização noutros browsers (muitos emails enviei eu a lojas online dizendo que gostaria de ter comprado os seus produtos, mas que não o conseguia fazer porque usava o Firefox). Mas com a popularização dos smartphones, os sites mobile adaptaram-se ao Safari usado no iOS, e cuja base também era usada pelo browser do Android (e também pelo próprio Chrome até há pouco tempo). O resultado final: os sites são feitos a pensar nesses browsers, e quando vistos no Internet Explorer... deixam bastante a desejar.

Com a actualização ao Windows Phone 8.1, a MS não teve outro remédio senão render-se às evidências e adaptar-se de modo a tornar a experiência mais agradável para os seus utilizadores.

Agora, os utilizadores de dispositivos Windows Phone com a mais recente versão do sistema terão uma experiência de web mobile mais parecida com a que um utilizador de iOS e Android terá. Na imagem de topo vemos como uma visita ao site do Twitter aparecia antes desta actualização, e como aparece agora (que é idêntico ao que surge nos browsers mobile "da concorrência").

O IE actualizado passa a reconhecer inúmeras funcionalidades do WebKit e a "traduzi-las" para as funções equivalentes disponíveis no IE; implementa algumas funcionalidades não standard mas que se tornaram tão populares que se tornam "obrigatórias"; para além de outras melhorias e maior resistência a HTML mal feito, que continuava a ser processado por outros browsers mas que no IE causavam erros.

Sem esquecer que todos devermos lutar por uma web que siga num sentido unificador - para evitar que este tipo de situações aconteça - parece-me que a MS faz bem em "dobrar as regras" um pouco, e fazer o que tiver que fazer, para benefício dos seus utilizadores.

1 comentário: