2014/08/01

Process Explorer - vê o que anda a fazer o teu Windows


Não é a primeira, nem segunda vez, que vos falo deste Process Explorer; mas considerando que a última vez já foi há mais de três anos, penso que se justifica voltar a relembrar este utilitário que é dos que mantenho na minha categoria de "obrigatórios" sempre que reinstalo um PC.

O Process Explorer é um dos muitos utilitários que integra a família SysInternals, criados por Mark Russinovich, e que acabaram por fazer com que fosse contratado pela Microsoft e estas ferramentas passassem a "oficiais" (neste momento Russinovich - que, ao contrário do que o seu nome poderá dar a entender, nasceu em... Espanha - é o responsável pela caminho que a cloud da MS/Azure deverão seguir). Este Process Explorer, a par do Process Monitor, permitem-nos saber exactamente tudo o que o nosso computador anda a fazer, com informação bem mais detalhada e pormenorizada do que a que é dada pelo "task manager" do Windows.

Curiosos por saber o que anda a fazer um qualquer programa que está a ser executado? Basta clicar nele para terem acesso aos ficheiros e outros recursos a que esteja a aceder - informação que poderá parecer demasiado assustadora de início, mas que se torna indispensável para identificar programas que se possam a estar a comportar indevidamente.

Têm também registo detalhado da actividade do CPU, memória, GPU e até acessos ao disco e rede; pelo que também é uma ferramenta útil para descobrir qual é o programa que está continuamente a aceder ao disco "sem motivo para isso". Enfim, uma verdadeira ferramenta "multi-usos" indispensável para todos aqueles que gostam de saber exactamente o que o seu computador Windows anda a fazer - tanto de forma visível como nos "bastidores".

1 comentário: