2014/08/01

Mini-computador usa "espuma de cobre" como dissipador


Computadores há muitos; e quando alguém procura (ou constrói) o seu, tem um conjunto de requisitos e especificações em mente. Para algumas pessoas, o fundamental é ter um computador silencioso, e hoje trago-vos um curioso mini-PC que dispensa as tradicionais ventoinhas optando por um dissipador nada convencional.

No "coração" de cada computador está um CPU, que infelizmente é um componente que em uso intensivo pode aquecer imenso. Por isso se usam dissipadores e ventiladores na maioria dos computadores, por forma a remover esse calor e mantê-lo dentro da gama de temperaturas de trabalho. Há muito que é perfeitamente possível ter um computador 100% silencioso e sem partes móveis, mas normalmente isso vem acompanhado por algumas limitações quanto à potência do CPU que se pode escolher.

Agora, uma empresa alemã chamada Silent Power propõe-nos um curioso mini-PC que recorre a um estranho dissipador que mais se parece com um esfregão metálico para a loiça, e que designam por "espuma de cobre".

Todos sabem que a eficiência de um dissipador está directamente ligada com a área de exposição ao ar, e usando este emaranhado de metal, a empresa diz-nos que este dissipador oferece uma área 500 vezes superior à de um dissipador tradicional com as suas lâminas. A ideia parece-me boa... mas para além da área de dissipação será preciso não esquecer que também é essencial permitir uma boa circulação do ar... que neste caso não me parece que será tão boa quanto seria desejável, e que irá reduzir significativamente a eficiência do mesmo.

De qualquer forma, com um preço estimado a começar nos 639 euros... parece-me que será mais benéfico optarem por um computador mais tradicional (escolhendo igualmente componentes silenciosos - sendo que podem espreitar o excelente site Silent PC Review para acompanharem esse mundo da computação silenciosa), e assim não ficando dependentes de uma campanha de crowdfunding que poderá - ou não - chegar a bom termo. Ainda assim, espero sinceramente que tenham sucesso e que este dissipador "esfregão" se venha a revelar um gigantesco sucesso (mas... até que isso seja demonstrar, prefiro manter-me cautelosamente, e respeitosamente, céptico. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)