2014/08/12

Skully AR-1: Capacete com câmara, HUD, GPS e visor electrónico


Se procuravam um capacete digno do século XXI, a Skully Systems parece ter-vos feito finalmente a vontade com o seu Skully AR-1, um capacete que promete aumentar a segurança colocando toda a informação que precisam (incluindo imagens da retaguarda) mesmo diante dos vossos olhos.

Os tempos em que andava diariamente de moto já lá vão, mas recordo com saudades o ritual que antecedia cada viagem: o vestir da casaco, calçar as luvas, colocar o capacete. Não havia como evitar uma certa sensação de que éramos super-heróis a vestir o uniforme... e só ficava a faltar um capacete à altura. Este Skully AR-1 da Skully Systems preencheria certamente todos os requisitos.

Este capacete vem equipado com GPS, câmara na retaguarda e um pequeno ecrã HUD que permite ver toda a informação a flutuar diante dos olhos do utilizador (fora do campo central de visão).


Mas as tecnologias "futuristas" não se ficam por aqui, e este capacete tem também uma viseira electrónica que pode mudar entre o modo escurecido ou transparente com um simples toque (algo que os automóveis bem que poderia ter adoptado à muito para os seus vidros - tal como o KITT já fazia no seu tempo.)

O problema é que toda esta tecnologia não fica barata, e quem estiver interessado num Skully AR-1 terá que desembolsar $1399 dólares (cerca de 1049 euros). Mas... se graças a este capacete puderem evitar um acidente por verem algo que vos poderia ter passado despercebido usando apenas os espelhos retrovisores... então não haverá preço que não se justificasse pagar por ele. (Para além de que, mesmo não estando por dentro dos preços dos capacetes actualmente, no "meu tempo" não faltavam modelos a irem para os lados dos 1000 euros... e sem qualquer sistema electrónico a acompanhar.)

3 comentários:

  1. Pregunto me se os capacentes dos pilotos F1/GP são apenas simples capacetes ou ja tem uma tech igual ou superior a essa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não têm nada disto mesmo nada nem o sistema de comunicação porque quando tiram o capacete podes ver o auricular com fio no ouvido do piloto mas isso também deve ser melhor assim devido ao enorme ruído dos motores e assim um auricular é mais audível que as colunas. Mas este tipo de pormenores todos enfiados num capacete já tardava em aparecer, eu já tinha imaginado isso só surpreendeu ainda mais foi a possibilidade de escurecer, isso sim é fantástico. Foi preciso alguém meter as mãos à obra e arriscar, acho muito bem. Se algum dia tiver uma moto que gostaria de ter, compraria um destes capacetes se tivesse dinheiro para tal :D

      Eliminar
  2. Então a pergunta surge. Se ando em grupo e na maioria das vezes todos meus colegas de duas rodas andam com suas esposas ou namoradas. E eu estou usando um skully. como a camera vai me dar a visão traseira da moto se tem o carona loga atrás?
    Pergunta aos desenvolvedores desse artefato.
    Obrigado aguardo resposta.

    ResponderEliminar