2014/08/16

Um "enxame" de 1000 robots auto-configuráveis


Quem tiver assistido à serie Stargate na televisão estará familiarizado com os versáteis Replicator que se arriscavam a dominar a galáxia, pequenos micro-robots capazes de se combinarem em praticamente qualquer forma. Este micro-robots ainda não serão uma ameaça para a galáxia mas já apresentam comportamentos interessantes.

Estes micro-robots são bastante básicos, consistindo em pouco mais que um pequeno motor vibratório, um LED e um receptor IR; mas multiplique-se o seu número por mil e ficamos com um exército que permite explorar o comportamento destas pequenas criaturas "em enxame" à semelhança do que acontece com animais e insectos.

Neste caso, estes micro-robots são capazes de trabalhar em conjunto para recriarem a forma pretendida, primeiro agrupando-se em redor dos robots "mestre", e depois começam a mover-se de forma organizada para se deslocarem até à sua posição final. O segredo está na força dos números, e o sistema contempla até a possibilidade de algum pequeno robot que esteja danificado o poder sinalizar ao resto do grupo - de modo a que não dependam dele.

Por agora não há nada a temer, e mesmo formas básicas podem demorar dezenas de horas a serem formadas. Mas... imaginemos que estes micro-robots passam a ter escala microscópica e a poderem replicar-se, e os tais Replicators arriscam-se a saltar da ficção científica para a realidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)