2014/09/18

Bleep chega ao Android e Mac e fica disponível para todos


O Bleep é um programa de mensagens e chamadas de voz criado pelo BitTorrent, e que usa a tecnologia P2P para garantir a segurança contra qualquer tipo de espionagem. Agora, fica disponível para todos os que o quiserem experimentar... incluindo nos seus dispositivos mobile Android.

Enquanto que a maioria dos serviços de mensagens recorrem a servidores centrais, o Bleep tira partido das tecnologias P2P que se têm descentralizado cada vez mais (em parte como resposta à perseguição dos que as usam para partilhar conteúdos ilegais). Mas não é a ilegalidade que reduz a validade técnica das soluções, e este Bleep vem demonstrar que há inúmeras aplicações onde a segurança e privacidade acrescidas se tornam desejáveis.

Depois de se ter iniciado como versão alpha para um número limitado de utilizadores, o Bleep fica disponível para todos e também ganha uma versão Android e para Mac.

Podem utilizar a app identificando-se com o vosso email ou número de telemóvel, mas podem também usá-la em modo incógnito sem revelarem qualquer dado. Todas as comunicações são encriptadas e apenas são guardadas no dispositivo local, pelo que não haverá "registos" guardados em nenhum outro lado.

Estando em fase alpha, o Bleep ainda tem bastantes arestas por limar (cuidado com o consumo de dados da app Android se não seleccionarem "WiFi Only"), mas para quem quiser garantir a privacidade das suas comunicações... vale a pena espreitar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)