2014/09/18

Indiegogo testa angariação "infinita"

Os sites de crowdfunding vieram dar um novo alento a milhares de projectos, permitindo que qualquer pessoa com uma ideia a colocasse à apreciação de todo o mundo, deixando que sejam os próprios interessados a financiar a sua criação. Agora, o Indiegogo aventura-se numa nova modalidade de angariação... infinita.

O Indiegogo tradicionalmente oferece duas possibilidades a quem quer lá colocar um projecto: uma em que o dinheiro só é libertado e usado caso atinja o objectivo pretendido na data proposta; outra em que o valor é entregue ao projecto mesmo que não seja atingido o objectivo (neste caso pagando 9% de comissão ao Indiegogo em vez de 4%).

Agora, o Indiegogo vem disponibilizar - ainda de forma experimental e para um número limitado de projectos - uma modalidade de angariação infinita.

A ideia é permitir que um projecto possa contar com o apoio continuado do público sem que tenha que criar uma nova página e recomeçar o processo de divulgação de novo, quando provavelmente já tem milhares de páginas a falarem do seu projecto original. Assim, mesmo depois da data final, qualquer interessado poderá continuar a contribuir para o projecto, transformando-o numa autêntica "loja virtual" para projectos que ofereçam produtos físicos; ou apoio continuado a projectos de beneficiência, culturais, etc.

A ideia até é interessante, mas penso que o Indiegogo teria ainda muita coisa mais urgente para fazer, para se libertar da imagem de cumplicidade com projectos fraudulentos; e seria melhor fazê-lo antes de lançar uma modalidade que poderá ser vista como uma forma de ir buscar novas comissões a projectos já concluídos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)