2014/09/27

BuildersBot - uma impressora 3D/CNC feita em Portugal


É sempre bom ver projectos nacionais a inovarem seja em que área for, e estando a área da impressão 3D em forte expansão hoje trago-vos a BuildersBot, que combina uma impressora 3D com uma máquina CNC para capacidades de fabrico alargadas.

Este projecto do Aldric Négrier da Universidade do Algarve assenta em vários projectos e produtos open-source, como o Repetier, RepRap e usando um Arduino como controlador, e está partilhado no Instructables para que qualquer um possa também aventurar-se na criação de uma destas máquinas.

É um conceito engraçado, uma vez que uma máquina CNC tem como princípio de funcionamento "subtrair" material de forma a modelar a peça final; enquanto que uma impressora 3D tem por princípio "somar" material onde ele é necessário. Obviamente, combinando-se ambas as capacidades numa só máquina duplicam-se as potencialidades do tipo de peças que se podem criar.

Bem... qualquer dúvida só têm que contactar o Aldric, que está sempre atento aos comentários no Instructables, e ele terá certamente todo o gosto em vos ajudar e discutir formas de melhorar esta versátil BuildersBot.

1 comentário:

  1. Parabéns ao criador!

    Antes de montar a minha impressora tinha preferência por uma CNC. No entanto, nunca avancei por causa dos custos elevados de construção de uma CNC que cortasse materiais metálicos ainda que pouco duros. (Ainda não perdi as "ideias")
    Por outro lado, se apontasse ao corte de madeira/acrílico teria de ter um tamanho de corte considerável para ser útil...

    Penso que esta máquina terá sempre compromissos - para ser um 2-em-1 - mas poderá ser uma opção para algumas pessoas.

    ResponderEliminar