2014/09/11

Dell mostra tablet de 6mm com visão 3D RealSense


Com o nome de Dell Venue 8 7840, este novo tablet da Dell poderá esperar tirar partida da técnica Schwarzenegger (que dizia que se o seu nome era difícil de recordar, também seria difícil de esquecer). Mas o nome será o que menos interessa quando virmos o que ele tem para nos oferecer.

O Dell Venue 8 7840 vem concretizar o que a Intel há muito tem pedido aos fabricantes, um tablet ultra-fino e cheio de funcionalidades, e mostra-nos o que poderemos esperar da nova geração de tablets para 2015.

Para começar, este Dell Venue 8 começa tão somente por ser o tablet mais fino do mundo, com apenas 6mm de espessura e destronando o esguio Xperia Z2 da Sony (com 6.4mm). Mas não pensem que esta espessura evitou que a Dell usasse neste tablet tudo do "bom e do melhor". Para começar, para além do CPU Intel Atom Z3580 quad-core a 2.33GHz, temos um impressionante ecrã de 8.4" Super AMOLED de 2560x1600 (o mesmo que a Samsung usa no seu Galaxy Tab S), e que fica ainda mais em destaque devido às margens reduzidas que o tablet tem em três dos seus lados. No lado que sobra, temos uma margem maior, com câmara e coluna, e que serve também como "ponto para agarrar" o tablet.

[sensor Intel RealSense para capturar imagens com informação 3D]

Mas as boas notícias não se ficam por aqui. Este tablet é também o primeiro a integrar a tecnologia RealSense da Intel, que recorre a duas câmaras adicionais traseiras para captar imagens em 3D e fazer todo o tipo de processamento avançado da imagem. Atenção que não estamos a falar de 3D no sentido habitual de ter meramente imagens e vídeo com "efeito 3D", mas sim de captar imagens ao estilo Kinect - que permitem todo um novo mundo de possibilidades (tal como o Project Tango do Google tem demonstrado).


[neve virtual que se acumula sobre uma imagem captada em 3D]

Depois do 3D ter falhado completamente nos televisores (felizmente que a moda já passou, sendo agora substituída pelo Ultra HD), parece que em 2015 não poderemos evitar a ofensiva da visão 3D nos tablets (e eventualmente nos smartphones também - embora o caso do Fire Phone da Amazon não esteja a correr bem). Uma tecnologia que permitirá abrir novas áreas para a interacção com as "máquinas", permitindo-lhes ver o nosso mundo de uma forma mais completa.

Infelizmente, nada se sabe sobre aquilo que mais interessava conhecer: quando irá chegar ao mercado, qual o seu preço, e que autonomia terá. Esperemos que a Dell tenha boas resposta a essas questões... pois não deverá haver falta de interessados.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)