2014/09/28

Hydrofoils - as embarcações "voadoras"


Como se não bastasse o mar ser o território onde navegam as mais imponentes e volumosas embarcações alguma vez feitas, são também o local por onde "voa" uma curiosa classe de embarcações... que tem aspirações a voar baixinho: os hydrofoils.

A água é um meio propício para transporte, desde tempos imemoriais, mas embora tenha a capacidade de permitir o transporte "fácil" de elevados volumes e peso de carga (e pessoas), tem também o pequeno problema de ter uma densidade mil vezes superior à do ar, que também torna dificulta a movimentação de qualquer embarcação.

Isso faz com que os engenheiros navais procurem as formas mais hidrodinâmicas para reduzir essa resistência... e com os hydrofoils isso é obtido de uma forma curiosa: fazendo a embarcação levantar-se sobre a água. Ao contrário de veículos como os hovercrafts, que recorrem a uma almofada de ar para evitarem o contacto com o solo, no caso destes hydrofoils temos embarcações equipadas com pilares com pequenas "asas" subaquáticas, que permitem elevar o casco da água, e assim reduzir imensamente o atrito - que fica reduzido a uma pequeníssima secção referente à dos seus pilares.

Fiquem com dos sempre deliciosos vídeos "históricos" sobre este tipo de embarcações na Marinha dos EUA, seguido por um dos hydrofoils em operação comercial actualmente (em Macau).


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)