2014/09/28

Drone português poderá dar a volta ao planeta e aguentar anos no ar sem aterrar


Já por diversas vezes falamos das intenções do Facebook criar uma rede de drones que seja capaz de levar a internet a todas as regiões remotas sem que seja necessária uma infraestrutura fixa - algo que o Google tem também perseguido, mas usando balões. O que poderiam não saber é que uma empresa portuguesa, a Quarkson, está a trabalhar num drone capaz de dar resposta a essas necessidades.

O SkyOrbiter LA25 da Quarkson poderá ser o drone mais modesto da empresa, mas as suas ambições são elevadas. Com uma envergadura de 25 metros, e concebido para operar a uma altitude de 3500m, este drone poderá manter-se no ar durante duas semanas e percorrer mais de 42 mil quilómetros (o suficiente para dar a volta à Terra). No entanto, a sua missão principal será manter-se sobre uma área pré-determinada, e servindo como sistema de distribuição de comunicação - ou de captura de imagens.


No fundo, trata-se criar algo que habitualmente é feito com satélites, mas a um preço imensamente mais baixo, e podendo adaptar-se dinamicamente às necessidades.

Caso o LA25 seja bem sucedido, a Quarkson tem previstos modelos de maiores dimensões, indo até ao gigantesco LA75, que com uma envergadura de 75 metros poderá transportar uma carga de até 140Kg e permanecer no ar durante 7 semanas (percorrendo mais de 150 mil quilómetros); e também uma série destinada a grandes altitudes, com o HA75 a poder voar a 22 mil metros e podendo lá permanecer ininterruptamente durante... 5 anos!

Com sorte, daqui por algum tempo estaremos a ouvir notícias de que o Facebook ou o Google estão interessados neste projecto nacional, e podendo significar que Portugal se tornaria num pólo de desenvolvimento desta nova era de distribuição de internet global pelo ar.

1 comentário:

  1. Seria engraçado começar a ter mensagens "O seu download continuará na próxima passagem do drone."

    ResponderEliminar