2014/09/11
Intel revela Xeon E5 v3 com 18 cores e novos Core M
Longe vão os tempos em que a corrida aos gigahertz parecia ser a solução para o aumento do desempenho. Agora os processadores multi-core reinam, e a Intel quer manter o seu domínio nos diversos segmentos, com os novos Xeon E5 version 3 para os servidores e os Core M para os tablets e transformáveis.
Se muitos ainda se recordarão com fascínio de se ter um CPU dual-core, hoje em dia já ninguém ligará ao facto de se ter um quad-core ou até um octa-core no seu computador (ou até smartphone). Mas há números que ainda impressionam... como os que a Intel apresenta para os seus Xeon E5 Version 3, com até 18 cores e 45MB de dados. Importa referir que este CPU se comporta como tendo 36 cores virtuais graças ao hyper-threading, tornando-se num verdadeiro cavalo de batalha para todas as tarefas onde o processamento em paralelo for o objectivo (como por exemplo, correr máquinas virtuais dentro de um servidor alojado num data center).
Para o segmento mais próximo do público, a Intel apresentou os Core M. Com estes chips a Intel quer travar a entrada dos ARM em segmentos "que lhe competem", possibilitando a criação de tablets potentes mas de espessura ultra reduzida (menos de 9mm) e sem necessidade de ventoinhas para manter as temperaturas dentro dos parâmetros aceitáveis.
O desempenho nestes novos chips de 14nm melhora até 50% no CPU e 40% no GPU, e para além de contar com WiFi AC, Wireless Display, WiGig, etc. promete também aumento de autonomias de até 1.7h relativamente aos chips da geração anterior. Será muito provavelmente o tipo de chips que permitirá criar tablets como aquele Dell com RealSense 3D.
A Intel demorou a reagir à ascensão dos ARM no sector mobile, mas demonstra que foi capaz de recuperar a passada em tempo recorde. Isto, a par do seu actual domínio nos desktops e dos seus novos Xeon para os servidores, parece ser sinal de que poderá continuar confortavelmente descansada a gerir a sua posição dominante (embora, felizmente, não pareça ter aproveitado essa posição para abrandar a evolução - nem que não seja pelo facto dos ARM também estarem a piscar os olhos aos servidores....)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Pk é que um gajo n ganha o euromilhões para comprar uma board dual CPU, dois xeons desses, 64gb ddr4, SSDs em RAID e 4x Titan Black xP
ResponderEliminarLol seria bom, mas a pergunta é o que farias com ele em uso pessoal :-) com um Setup equilibrado e um i7 normal tens um PC fantástico.
EliminarO que faria com ele era tudo e mais alguma coisa, fosse pessoal ou profissional, e nc estaria minimamente preocupado com lentidão :)
Eliminar