2014/09/30

John Draper - o "Captain Crunch" - precisa da nossa ajuda


Muitas vezes ouvimos falar de personagens históricos e pensamos no que teria sido se os pudéssemos ter conhecido e interagido com eles. Pois bem, aqui está a vossa oportunidade para ajudarem um veterano da história da informática sem o qual o mundo de hoje seria bem diferente.


Poderão ter nunca ouvido falar de John Draper - mais conhecido como Captain Crunch - mas este senhor foi em tempos o "mestre" que era capaz de dominar os circuitos telefónicos e fazer feitos inigualáveis (como dar várias vezes a volta ao mundo usando as linhas telefónicas...) e ultimamente criar ferramentas como as "blue box" que permitiam a qualquer pessoa apoderar-se das "linhas telefónicas"... E sim, também cá em Portugal havia muita(?) gente a dar-lhes uso para se esquivar às pesadas contas telefónicas de quem pretendia ligar-se ao mundo nos tempos pré-históricos da Internet.

Bem, sem entrar em todas as aventuras que rodeiam este mundo do "phreaking" e em jeito de resumo, bastará dizer que sem John Draper não teria havido a Apple, pois foi precisamente a sua Blue Box que inspirou Wozniak e Steve Jobs a criarem o seu próprio computador - e foi ele também que criou o primeiro processador de texto decente (Easy Writer) para o Mac... enquanto estava na prisão. O próprio Wozniak faz-nos um relato desses tempos e da influência que John Draper teve, e que é de leitura obrigatório por todos os que se interessem pela "história" da informática.

E agora John Draper está com problemas de saúde graves, e uma vez que nunca usou (nem abusou) dos seus conhecimentos para ficar milionário, e sempre fez as coisas que gostava de fazer por puro gosto e não para lucrar com isso, seria simpático toda a comunidade mostrar que ainda se preocupa com esta autêntica lenda viva da nossa História.

Nem que seja com um único dólar, todas as participações contam, e terão o privilégio de poder dizer: "eu ajudei o Captain Crunch quando ele mais precisou de ajuda!"

1 comentário: