2014/09/08
Limpa as permissões de acesso à tua conta Google
Com as questões da segurança online a estarem ao rubro devido ao caso "iCloud Hack" será o momento certo para fazerem uma verificação de que apps e serviços poderão ter acesso aos vossos dados do Google - e dos quais poderão nem fazer ideia.
O roubo de dados nem sempre acontece pela "porta da frente". Mesmo que usem uma password ultra-segura e o sistema "2-step" (altamente recomendado), isso poderá não evitar que um hacker possa apoderar-se dos vossos contactos e emails. É que ao longo dos anos, poderão ter dado acesso a esses dados a várias apps e serviços, que continuam a ter permissão para lhes aceder mesmo se já nem sequer os utilizam. Torna-se por isso importante uma "limpeza".
Para isso têm de dar um salto às definições de segurança da vossa conta Google, mais concretamente à secção das permissões de apps e sites.
Aí irão descobrir que apps e sites têm actualmente permissões para aceder a dados na vossa conta (e que tipo de acesso: que poderá resumir-se a ter acesso básico à vossa conta apenas para efeitos de login num serviço; ter acesso a fotos e calendários (por exemplo); ou ter acesso total.
Ao clicarem em cada um deles terão uma descrição detalhada na coluna à direita, sendo que será de importância vital garantirem que não há nenhum serviço estranho com "acesso total" ou permissões exageradas. Se for esse o caso poderão simplesmente clicar no "revoke access" para lhe cortar o acesso.
Se nunca visitaram esta secção e usam uma conta Google há anos, será quase inevitável que tenham acumulado várias dezenas de permissões de sites e serviços que já nem utilizam e aos quais será recomendável cortarem o acesso. Tanto poderá ser uma app de email que experimentarem a certa altura, ou o acesso a um site que já nem visitam... seja como for; se não usam... "fechem a porta".
E já agora, não se esqueçam de na página anterior activarem os alertas por telefone em caso de actividade suspeita ou alteração de password. Nunca será demais estar a par do que alguém poderá andar a fazer com a nossa conta do Google!
Actualização: o Google já criou um assistente para facilitar este processo de limpeza.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Boa dica... aproveitei para fechar uma boa dezena de apps que já não usava, ou daquelas que se instalam e desinstalam no dia seguinte, mas que lá continuavam tranquilas com acesso...
ResponderEliminar