2014/09/08

Apple está a esgotar envios da China para o resto do mundo


As guerras e estratégias de mercado ocorrem em inúmeros níveis, e a pouco mais de 24h da apresentação da nova geração de iPhones - e possivelmente do novo iWatch - começam também a fazer-se sentir os efeitos de um lançamento mundial em grande escala, com as transportadoras a ficarem completamente lotadas por conta da Apple.

Quem quiser fazer grandes envios de material da China nos próximos tempos poderá ter que se sujeitar a datas mais alongadas que o habitual, com as transportadoras a explicarem que estão com os seus transportes completamente ocupados "por um cliente".

É uma das áreas que normalmente fica distante do olhar do público (que só está interessado em saber quando os produtos estão nas lojas), mas que revela a dimensão imensa e enorme preparação logística que este tipo de produtos mediáticos exige. São exigências que também servem como arma de combate neste mercado competitivo, a vários níveis: no fabrico, um fabricante que consiga absorver completamente a produção de vários componentes críticos, por exemplo, complica bastante a vida aos concorrentes que quisessem usar o mesmo componente; e depois a nível dos envios... de que serve ter produtos fabricados prontos a enviar... se depois não for possível arranjar transportes para os fazer chegar aos futuros clientes? (E nem entro na questão das "cidades-fábrica" necessárias para produzir as dezenas de milhões de unidades que o mercado quer...)

São escalas que nem sequer somos capazes de visualizar. Só para se ter uma ideia, imaginando que a Apple preparou 10 milhões de iPhones para esta fase de lançamento, se estimarmos um peso de 300g por caixa, são 3 mil toneladas de iPhones(!) e que se fossem colocadas em linha se estenderiam por mais de 1500km - o suficiente para ligar Lisboa a Londres. (E então assumindo um preço médio de 700 euros, e uma margem de lucro superior a 100%... bem... é melhor nem sequer fazer as contas...)

2 comentários:

  1. Será que teremos uma lançamento worldwide, como aconteceu em 2008, com o iPhone 3G?

    ResponderEliminar
  2. O conceito de "worldwide" acaba sempre no nosso país. I Iphone 3G foi lançado inicialmente apenas em 22 países, mas calhou de Portugal ser um deles.

    ResponderEliminar