2014/09/18

MEO Music ganha videoclips

Há uma nova "música" em Portugal, e o nosso Luís Costa foi ontem conhecer as novidades do MEO Music e da nova campanha "Um DJ na TV, PC e Telemóvel".


Os serviços de música via streaming vão conquistando cada vez mais pessoas, libertando-as da necessidade de carregarem gigabytes de música acumulada, e em Portugal o MEO Music é o serviço de eleição para quem for cliente MEO (e que assim tem direito a acesso ilimitado sem que seja descontado o tráfego do seu plano de dados).


"Novos tempos do MEO Music" - é assim que a PT olha para o seu serviço de streaming. O serviço é grátis para os clientes MOCHE e para um largado conjunto de tarifários MEO.  E para lá do custo do serviço, os utilizadores também não terão de pagar o tráfego de dados associado ao serviço, sendo um forte trunfo face a outras ofertas de streaming de música.

Caso não possuam um tarifário que dê direito ao serviço sem custos associados, podem sempre subscrever o mesmo por 4,99€ mensais, sendo que os três primeiros meses são grátis. Este valor da mensalidade pressupõe que têm uma relação comercial com a PT, que pode ser resumir-se a algo como um cartão pré-pago sem carregamentos, o que alarga o leque de possíveis clientes. Quem não se enquadre nas condições descritas, pode subscrever o serviço por 6,99€. Como referido, o tráfego de dados realizado nas redes MEO e MOCHE é grátis - o que é uma grande mais valia para quem já for cliente.


As aplicações do MEO Music foram revistas por forma a serem mais simples e intuitivas. O modo offline foi alvo de melhorias, possibilitando ao utilizador transportar consigo música para quando não tem uma ligação de dados disponível. Esta pode ser uma funcionalidade interessante para os utilizadores que tenham de pagar o tráfego de dados mobile, permitindo o acesso ao serviço sem que a componente do streaming faça disparar a sua conta mensal.



Mas a maior novidade foi o lançamento de uma nova funcionalidade que vai de encontro às tendências do mercado, e que por certo será muito bem recebida pelo público mais jovem: os videoclips.

A PT procura com a disponibilização dos videoclips auscultar o mercado, por forma a avaliar a receptividade da oferta que ainda não é tão alargada como seria desejável face a questões técnicas e burocráticas. Nesta primeira abordagem para os  players mobile, o vídeo (caso disponível) aparece associado ao conteúdo listado para cada artista. No caso da TV, pelas suas características, o vídeo está mais exposto com uma lista semanal de vídeos em destaque no tab inicial.


A PT através da parceria com a nMusic garante os conteúdos das principais editoras, o que para lá de um alargado leque de artistas, lhe permite também garantir conteúdos exclusivos de artistas como Pedro Cazanova (8-21 Set), D.A.M.A (15-28 Set), Leonard Cohen (16-21 Set) e Mónica Ferraz (22-28 Set).

O utilizador pode seguir as sugestões de curadores, e partilhar nas redes sociais o que tem passado no seu MEO Music. Playlists e histórico de utilização são outras das funcionalidades disponibilizadas.

Se este serviço já era bastante atractivo para os clientes MEO e MOCHE - sendo grátis e com tráfego de dados incluído; algo que dificilmente poderá ser batido por outras plataformas - a adição do vídeo irá por certo fortalecer a oferta do serviço de streaming e alargar o seu alcance. Agora só se poderá colocar a questão se o nome "MEO Music" será efectivamente o mais adequado para um serviço que começa a expandir-se para novos formatos... talvez para breve se assista ao nascimento de um MEO Music&Video?

[por Luis Costa]

1 comentário:

  1. E player Linux? Isso é que era de valor! Que peçam ajuda à equipa da MEO Cloud...

    ResponderEliminar