2014/09/19

O tamanho do iOS8 (e não só)


Este post foi inspirado pela recente chegada do iOS8, mas na verdade é um tema recorrente e que se aplica a praticamente todos os sistemas operativos, e também a muitos programas que por aí circulam, e que me faz interrogar: fará qualquer sentido termos sistemas operativos que exijam 1GB de espaço?

Muitos dos utilizadores de iOS que quiseram fazer a actualização para o iOS8 depararam-se não só com a necessidade de ter que fazer um download que variava entre os 900MB e os 1.3GB (dependendo do iPhone/iPad), mas que para além disso lhes apresentava um aviso de que seria necessário entre 4 e 6GB de espaço livre nos seus equipamentos. Um valor que deverá ter causado o terror em todos aqueles que normalmente têm o produto "apinhado" gerindo apenas alguns poucos megabytes livres.

Ora, justificações técnicas à parte para esta necessidade (espaço para descomprimir o ficheiro, manter um backup do sistema antigo para recuperação em caso de problemas, etc. etc), a verdade é que novamente nos faz pensar se os actuais sistemas estão tão optimizados como poderiam estar.

Este tema é recorrente... Bastará olhar para o Windows e as dezenas de Gigabytes que ocupa. Uma valor que a SPA certamente apreciará agora que a Lei da Cópia Privada foi aprovada e vai passar a ganhar à custa de todo este espaço; mas que parece completamente absurdo quando vemos projectos como o Damn Small Linux, que enfia um sistema operativo completamente funcional em 50MB(!) (sim, com desktop, Firefox e tudo) - e se isso vos parecer muito, têm o Kolibri OS com menos de 15MB.

Ora, se é evidente que há muitas diferenças entre estes sistemas... não deixará de ser pertinente perguntar: justificar-se-á um sistema operativo, qualquer que ele seja, ocupar 1GB (ou 10, ou 20!) - quando temos estes exemplos ultra compactos completamente funcionais? Será que realmente temos funcionalidades adicionais exclusivas que justifiquem ocupar-se 1000 vezes mais espaço?

Sendo eu um "fanático" da optimização, daqueles que chegava a contar os ciclos de relógio de cada instrução em assembler para poupar alguns ciclos ou bytes nas rotinas, para mim custa-me imaginar que estes gigabytes que nos impingem actualmente sejam realmente indispensáveis. Mas, como hoje em dia os terabytes são baratos (e a SPA agradece)... admito que tentar lutar por sistemas ultra-eficientes e compactos seja "remar contra a maré".


Só para relembrar que estes casos absurdos de desperdício de espaço não se limitam aos sistemas operativos, no jogo Titanfall os seus criadores acharam que seria bom ter o áudio do jogo descomprimido a ocupar 35GB(!) para poupar tempo de processamento do CPU a descomprimir - mesmo que possam ter um CPU com 16 cores a trabalhar a 4GHz e que passa o maior parte do tempo sem fazer nada! Se compreendo as suas intenções, e até que isso possa ser necessário em máquinas "antigas" (como por exemplo, na velhinha Xbox 360), é completamente ridículo que no caso de máquinas com potência "quanto baste" o sistema não optasse pelo áudio comprimido sem qualquer prejuízo efectivo).

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Para não falar nos 8gb que o OS do Samsung Galaxy S5 ocupa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto? :)
      http://abertoatedemadrugada.com/2013/05/galaxy-s4-de-16gb-so-tem-8gb-livres.html

      Eliminar
  3. Houve o ficheiro comprimido do download, de 957MB, os 4,GB (menos, usando o iTunes) para descompactar e incluindo o espaço ocupado pela versão anterior do iOS - e depois da instalação o ficheiro de instalação e a versão anterior eram eliminadas, libertando espaço.

    Com isto, o iOS 8 ocupa quanto, alguém sabe?

    ResponderEliminar