2014/09/15

Primeiras apps Android já correm no Chrome OS

O futuro que imaginamos é um onde se possa correr qualquer app que se deseje em qualquer dispositivo que se tenha à mão. E para nos aproximar desse futuro o Google permite que as apps Android corram no Chrome OS.


Não faltam projectos que executam apps Android noutras plataformas (como o Bluestacks), mas aqui temos a vantagem de estar a ser feito pelo próprio criador de ambas as plataformas. O Google já tinha demonstrado esta intenção no útimo Google I/O, e agora trouxe as primeiras quatro apps Android para o Chrome OS:  Duolingo, Evernote, Sight Words, e Vine; prometendo muitas mais para os próximos meses.

Importa referir que não se tratam de apps "adaptadas", mas sim das apps 100% Android a serem executadas nativamente dentro do Chrome OS, tal como se fossem apps descarregadas da Chrome Web Store, sem que os developers tenham que fazer quaisquer alterações - embora possam desejar fazê-lo para tirar partido do formato "chromebook", onde existirá um teclado físico, trackpad, e onde o touchscreen é um opcional.

Há muito que se discute se fará sentido manter o Chrome OS e o Android como plataformas independentes ou se se deverá migrá-las num único produto unificado. Esta possibilidade de correr apps Android no Chrome OS virá baralhar ainda mais esta situação... E também complicar as coisas à Microsoft, que poderá ver o Google intrometer-se na sua intenção de ser a primeira empresa a oferecer um sistema de desenvolvimento unificado, dos smartphones, aos tablets, aos PCs, e até às consolas de jogos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)