2014/10/24

Android Wear ganha suporte para GPS e música "offline"


Lembram-se dos tempos em que o Android estava em desenvolvimento a alta-velocidade? Agora isso passou para o recém-lançado Android Wear, e agora é tempo de chegar uma nova actualização com funcionalidades que se poderiam considerar essenciais, como GPS e música sem depender de um smartphone emparelhado.

Embora já existam smartwatches há vários anos, o Android Wear chegou ao mercado em estado que poderemos considerar "inacabado" (bastará referir que nem sequer permitia oficialmente/facilmente criar novos estilos de relógio a apresentar no ecrã). Uma opção que podemos desculpar em parte devido à velocidade com que o Google se apressa a corrigir problemas e adicionar funcionalidades, como agora acontece.

Com esta actualização o Android Wear passa a suportar smartwatches com GPS e a permitir a utilização de headphones/earphones bluetooth para ouvir música vinda directamente do smartwatch, sem necessidade de um smartphone. Funcionalidades que serão do agrado de todos os que gostem de correr sem andar com o smartphone atrás, por exemplo. É também uma melhoria que chega mesmo a jeito para o SmartWatch 3 da Sony, que é o primeiro Android Wear com GPS integrado (embora seja de prever que, a seu tempo, ter GPS num smartwatch se torne tão comum quanto se tornou nos smartphones).

O Google também adicionou mais apps à secção Android Wear para facilitar a sua descoberta pelos utilizadores. Quanto aos tais "ecrãs de relógios" suportados oficialmente... isso é algo que ainda não chegou, mas está prometido para antes do final do ano.

Uma coisa é certa: se extrapolarmos a evolução que houve nos smartphones nos últimos anos para os smartwatches, daqui por 3 ou 4 anos deveremos ter smartwatches verdadeiramente "de luxo" a todos os níveis (resta saber se o interesse do público se manterá até lá...)

1 comentário:

  1. "É também uma melhoria que chega mesmo a jeito para o SmartWatch 3 da Sony, que é o primeiro Android Wear com GPS integrado"

    ia jurar que já havia outros...estou enganado?

    ResponderEliminar