2014/10/24

Dragonfly Futurefön o hiper-transformável do futuro (se se vier a concretizar)


O Indiegogo não tem sido o site que mais confiança inspire quanto a alguns dos seus projectos, mas isso não impede que diariamente muitos mais por lá tentem a sua sorte, e hoje deparei-me com este curioso Dragonfly Futurefön.

Se já temos smartphones que se convertem em tablets, e tablets que se convertem em portáteis, poderemos encarar este Dragonfly Futurefön como o passo seguinte, ao prometer um mini-tablet que poderá ser encaixado numa base que o transforma num autêntico portátil "dobrável" com dois ecrãs - e não são dois ecrãs quaisquer, são dois Super AMOLED de 7" com 2560x1440.

O projecto promete variantes com Android, e também uma com Windows no sistema principal e Android no ecrã secundário; e para tornar tudo ainda mais apelativo, "despachou" as primeiras 99 unidades por apenas $99.

Ora, embora eu até seja uma pessoa que implicitamente confie nos outros (até prova em contrário), não posso deixar de achar este projecto bastante suspeito. Por um lado, temos a promessa de um produto que me parece "futurista demais" para ser concretizado com um projecto que apenas pretendia angariar 10 mil dólares; depois temos a tal questão de estar a despachar o produto ao "desbarato" e que poderá ser entendido como uma técnica para atrair os mais crentes; e por último temos uma equipa responsável pelo projecto onde apenas surgem listados o CEO e uma gestora de "Social Media".


Também não ajudará relembrar que o responsável por este projecto já tentou em 2002 criar um portátil dobrável... cuja própria página de tributo à empresa - Xentex - refere que os desafios foram demasiados, e demonstrado pelo facto de poucos/ninguém se lembrar do seu Flip Pad que nunca se veio a concretizar. Será que desta vez será diferente?

Que me dizem vocês?

Actualização (2019/08/15): Como se temia, não foi, foi mais uma mega-fraude milionária que ficará para a história do crowdfunding.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)