2014/10/14

Dronecode Project facilita a criação de veículos autónomos


A Linus Foundation está a promover um novo projecto que irá agradar a todos os que estão envolvidos na criação de drones autonónomos ou semi-autónomos: o Dronecode Project.

Este projecto open-source assenta em grande parte no código do ArduPilot, que contempla software de controlo para todo o tipo de veículos autonómos - terrestres e aéreos - mas nesta vertente irá dedicar-se em exclusivo a aeronaves.


O projecto conta com o apoio de nomes bem conhecidos, como a Intel, Qualcomm, Baidu e outros, o que revela o interesse que há nestes sistemas que poderão vir a revolucionar os transportes, e outras áreas, da nossa sociedade. Numa primeira fase, este sistema permitirá um fácil acesso a tecnologia que permitirá a qualquer pessoa dar inteligência adicional ao seu drone voador, adicionando coisas como a capacidade para seguir rotas pré-programadas, evitar colisões, etc.

Não deixa de ser curioso ver a evolução que estes projectos têm tido e o impacto que têm tido. O pequeno Raspberry Pi tem permitido que milhões de pessoas adicionem e usem computadores para aplicações que nunca pensariam ser possíveis devido aos custos associados; quem sabe o que este Dronecode, mesmo sendo bastante mais específico, poderá vir a permitir no futuro?

Até lá, é um projecto a seguir atentamente por todos os que tiverem drones voadores, e lhes quiserem dar maior autonomia para não terem que estar preocupados com os controlos manuais.

1 comentário: