2014/10/21

Em muitas partes do mundo, a internet vai "dormir" à noite


Bem a propósito do nosso nome "Aberto até de Madrugada" deparei-me com este estudo que analisou os padrões de utilização da internet por todo o mundo, para descobrir quando - ou se - a Internet "vai dormir. E os resultados são curiosos.

Muitas vezes esquecemos o nosso estatuto privilegiado, onde coisas como a internet (e até a própria electricidade, água, e serviços fundamentais) estão disponíveis 24h por dia, e onde qualquer interrupção temporária dá logo direito a reclamações para os responsáveis. Mas este estudo sobre a quantidade de máquinas que está acessível na internet ao longo do dia revela-los que noutras partes do mundo a internet realmente passa a noite a dormir.

Enquanto que na América do Norte e Europa o número de máquinas ligadas à internet permanece constante 24h por dia; na China, Índia, África e América do Sul assistimos a um curioso ciclo diário onde routers e computadores são desligados à noite, criando um "apagão na internet" que deixará muitos dos utilizadores nesses países sem acesso.

Foi impossível não fazer o paralelo com o tempo em que também os nossos canais de televisão - ou melhor dizendo, o único canal de televisão - tinham abertura e encerramento de emissão. Algo que poderá ser encarado com enorme surpresa por quem tiver nascido neste mundo digital onde o acesso à informação está na ponta dos dedos, a qualquer hora do dia, em qualquer lugar.

Quanto a nós... já sabem que o próprio nome diz tudo. Por aqui o Aberto até de Madrugada não pára, nem mesmo quando grande parte da internet está a dormir. :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)