2014/10/22

Garmin Vector S - pedal para bicicleta com sensor de potência


Quem gosta de registar as suas corridas poderá dar-se por feliz por poder registar praticamente todos os parâmetros de interesse usando nada mais que o seu smartphone. Para quem o quiser fazer com a sua bicicleta, uns pedais com sensores como este Vector S da Garmin serão uma boa opção para avaliar a vossa evolução.


Em vez de se limitarem a registar o percurso e velocidade usando o smartphone, com estes Vector S da Garmin poderão medir directamente a potência e cadência de cada pedalada. O sistema base consiste num pedal que é aplicado do lado esquerdo e calcula por aproximação a potência total; mas poderão facilmente usar um segundo Vector S do lado direito para medições efectivas de forma independente.

Se têm várias bicicletas (estrada, montanha, etc.) irão também gostar do facto do sistema poder ser facilmente transferido em poucos minutos; e depois de aplicado permitirá registar os dados da potência e cadência, enviando a informação para equipamentos compatíveis Edge ou ANT+. O Vector S mede o desvio registado no eixo do pedal enquanto os ciclistas pedalam. A medição é feita centenas de vezes por segundo para determinar a força que é aplicada no pedal; e todos os componentes electrónicos estão selados dentro do eixo do pedal esquerdo.


Este sistema Vector S vai estar disponível no final de 2014 em dois modelos: Standard - estrutura com um mínimo de 12-15 mm de espessura e até 44 mm de largura; e Large - estrutura com um mínimo de 15-18 mm de espessura e até 44 mm de largura. O preço, esse é que é capaz de deixar alguns ciclistas a "pedalar em seco", pois situa-se nos 849 euros; ao qual se somam 749 euros para o segundo pedal.

Interrogo-me se com uns simples sensores wireless com acelerómetros não seria possível obterem-se valores idênticos a um preço muito mais em conta (ora aí está uma oportunidade de negócio para quem for da área...)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)