2014/10/03

Endereços aleatórios do iOS8 só funcionam com serviço de dados desligado

Com o iOS8 a Apple prometeu uma funcionalidade que era do agrado de todos os que se preocupam com a sua privacidade: a utilização de endereços MAC aleatórios quando está a pesquisar por redes WiFi. Infelizmente... é uma funcionalidade que se torna completamente inútil.

A maioria dos utilizadores gostará de saber que o seu smartphone se ligou a uma rede WiFi para evitar o consumo de dados mobile; o que poderão não saber é que em muitos casos essa funcionalidade é usada por diversos sistema para "seguir" os utilizadores. O endereço MAC do vosso dispositivo pode fazer com que um qualquer hotspot numa loja registe se são um novo cliente ou se já lá passaram anteriormente, e com que frequência - sem que nada possam fazer quanto a isso (a não ser desactivar o WiFi).

Ora, com o iOS8 a Apple prometeu que esses pedidos seriam respondidos com MAC addresses "falsificados" e aleatórios, que tornariam impossível fazer esse tipo de tracking - protegendo a privacidade dos utilizadores. Só que infelizmente essa intenção acaba por não ter o resultado pretendido. É que este sistema de endereços MACs aleatórios apenas funciona se tiverem os serviços de localização desligados e também - e absurdamente - o uso de dados móveis desligados!

Esperemos que isto seja uma falha que a Apple corrija numa actualização para breve; pois senão... é quase o equivalente a dizer que mantêm a privacidade dos utilizadores... desligando o iPhone. :P

1 comentário:

  1. Eu li o artigo do 9To5Mac até o fim (mais por consideração pelo Abertoatedemadrugada do que pelo 9To5Mac). Começo pelo fim:

    "During the first round of testing, the researchers at the AirTight blog had not used SIM cards in any of the phones being analyzed. When they put SIM cards into these units and activated a cellular data connection, they found that MAC address randomization was completely disabled no matter what other critera were met." O parágrafo a seguir nem vale a pena.

    Poupa-me. Então eu vou andar a pôr e a tirar o cartão SIM?

    ResponderEliminar