2014/10/22

Gmail, Hangouts, Drive e outros serviços do Google estiveram em baixo


Neste momento a situação já deverá estar regularizada, mas se sentiram problemas na utilização de diversos serviços do Google poderão querer saber que desta vez o problema era mesmo do lado deles.

É tentador pensar que o Google, com o seu Gmail, Calendar, Drive, Groups, Hangouts, etc. seja um daqueles serviços que está sempre disponível sempre e quando necessitarmos (quantas vezes, para comprovar se um computador está a ter problemas a ligar à internet, vemos se consegue aceder ao site do Google?) Mas a verdade é que nada é 100% infalível, e novamente tivemos um caso em que vários serviços do Google estiveram indisponíveis por períodos de tempo que foram dos 20 minutos às várias horas - sendo o Google Drive o serviço que esteve com problemas durante mais tempo (sempre que tiverem dúvidas podem dar um salto ao Google Status para ver se há problemas com os serviços do Google - a não ser que o problema esteja a afectar o próprio Google Status. ;)

Dita a lei de Murphy que este tipo de problemas ocorrerá precisamente quando mais precisam destes serviços, e por isso é de imaginar que estes 20 minutos sem acesso ao Gmail tenham ocorrido exactamente quando mais dele necessitavam, para receber um qualquer email de importância crítica; ou que necessitariam de aceder a um documento que só tinham no Google Drive - pelo menos, a mim é praticamente garantido que assim aconteça.

Portanto, fica o alerta para que, se calhar, ainda será recomendável confiarem num disco local, ou até uma simples pen USB, para guardarem os vossos documentos - e que também utilizem serviços alternativos (outros emails, por exemplo) para que em caso de emergência possam continuar a fazer aquilo que necessitam de fazer na Internet, mesmo que em modo de "funcionalidade reduzida". Mas não deixará de ser preocupante pensar que em muitos casos... não há mesmo volta a dar, e estamos dependentes de que estes serviços não falhem.

1 comentário: