2014/10/13

Google deixa-te falar com um médico quando pesquisas por sintomas


Poderá parecer ficção científica: pesquisarem por um problema sobre algum problema de saúde que vos aflige e poderem instantaneamente falar com um médico que possa prestar auxílio quanto a essa questão; mas é precisamente o que o Google está a fazer.

O projecto está em fase de testes e de momento é completamente gratuito. Ao pesquisarem por algo que o Google considere ser do foro médico surgirá uma opção que permite fazer uma videochamada com um profissional de saúde.

Sabendo-se o tempo que se perde com deslocamento até aos centros de saúde (já para não falar nos horários que nunca são cumpridos, desperdiçando ainda mais tempo) não seria vantajoso que este tipo de sistemas fosse promovido de forma oficial?

Embora seja certo que muitas coisas apenas poderão ser analisadas e detectadas presencialmente, haverá muitas outras para as quais uma simples e rápida sessão de perguntas/respostas e imagens captadas através de uma câmara serviriam para determinar se não se trata de nada de especial - ou se efectivamente merece ser visto mais atentamente.

... E já nem vou mais longe ao ponto de aplicar sistemas de inteligência artificial avançada, que com base nos sintomas apresentados poderia fazer logo uma pré-selecção inicial para avaliar a potencial gravidade da situação e determinar a prioridade com que deveriam ser atendidos por um médico real (mesmo com o risco de inevitavelmente surgirem situações "complicadas" em que se poderia culpar o sistema... embora isso também aconteça com os médicos reais.)

Seja como for, médicos via Hangouts... parece-me uma excelente ideia; venham eles!

1 comentário:

  1. Eu por acaso acho que o sistema da linha de saúde 24, via telefone, que temos por cá também já é bastante útil. Pelo menos a mim já serviu várias vezes para evitar visitas a hospitais ou centros de saúde.

    ResponderEliminar