2014/10/10

Google Now supera Siri e Cortana nas respostas às perguntas por voz


Independentemente de não ser recomendável usar os assistentes digitais por voz enquanto se conduz, sistemas como o Google Now, Siri e Cortana conseguem mesmo facilitar-nos a vida em inúmeras situações. Mas... qual deles se comporta melhor a responder a perguntas directas?

Algumas pessoas resolveram por isso à prova com um conjunto de mais de 3000 perguntas que foram feitas aos três sistemas, e os resultados parecem não deixar margens para dúvidas: o Google Now destaca-se claramente da Siri e Cortana, não só na quantidade de informação apresentada como também na resposta efectiva (e correcta) à pergunta que foi feita.



Comparando-se os resultados das pesquisas que apresentam informação adicional relevante, o Google fez isso para 58% das perguntas enquanto que a Siri e Bing se ficaram pelos 29 e 20% respectivamente. Quanto a responder correctamente e completamente, o Google Now atinge uns incríveis 88% enquanto que a Siri se fica pelos 53% e a Cortana pelos 40% (ter em atenção que estas são percentagens relativas aos resultados das percentagens anteriores - pelo que a diferença é ainda mais notória em benefício do Google... se tívessemos um sistema que só tivesse respondido a uma pergunta em 3000 e o fizesse correctamente, neste gráfico obteria 100%).


Neste momento parece que Knowledge Graph do Google não está a dar hipóteses aos concorrentes (mesmo com a Siri a recorrer ao Wolfram Alpha, que é capaz de fazer autênticos "milagres" nas respostas - para além da Wikipedia e outras fontes). Vamos lá ver se estes resultados incentivam todos os que trabalham nestes sistemas a fazerem ainda mais e melhor... incluindo que se possa dar uso a todo este conhecimento fazendo as perguntas em português.

2 comentários:

  1. Isto era tudo brutal se funcionasse em Português :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva

      Eu bem que tento fazer a minha parte..., todos os meses nevio um email ao Tim:

      "Hi

      Firstly I hope you're having a good day.

      Having 2 iPhones (4S) and 2 iPads (Air) here at home, I would like to put you a question:

      The set of eight (8) countries that form the CPLP (Community of Portuguese Language Countries): Angola, Brazil, Cape Verde, Guinea-Bissau, Mozambique, Portugal, East Timor and Sao Tome and Principe, which have Portuguese as their official language totalling 244 478 753 inhabitants.

      We are in iOS8, and since iOS5 that all of us who speak the Language of Luís de Camões, expect to see SIRI speak Portuguese.

      Is there any chance that that day comes (at least in the future iOS8)?

      Thanks for your attention, with best regards"

      Eliminar