2014/10/09

Uso da Siri ao volante causa mais distracção que sistemas convencionais


Os sistemas de reconhecimento de voz, como a Siri, permitem todo um novo mundo de possibilidades quando se está a conduzir - mas um estudo vem revelar que o seu uso poderá ser causa de distracção superior ao uso de sistemas mais convencionais.

Um estudo da AAA norte-americana colocou a Siri no nível de risco mais elevado para uso enquanto se conduz, superando actividades como ouvir e ditar mensagens e operar sistemas de navegação.


Será preciso ter em conta que as operações que foram avaliadas ao usar a Siri eram igualmente complexas, incluindo coisas como actualizar o estado em redes sociais, agendar eventos no calendário, para além de ler e enviar mensagens. Mas ainda assim serve de alerta para que, não é por estes assistentes digitais nos facilitarem uma utilização "mãos-livres" que deveremos considerá-los como sendo apropriados para serem utilizados em todo o tipo de situações.

Até que os carros autónomos possam manter tudo o que se passa na estrada debaixo do seu olhar atento e ininterrupto, libertando-nos para fazermos outras coisas, o melhor será ter a consciência de que enquanto se está ao volante se deverá manter os olhos - e toda a nossa atenção - naquilo que se passa... na estrada.

2 comentários:

  1. Então e a Cortana, o Ok Google e S Voice? Ninguém os usa quando conduz?
    Nah... a AAA norte-americana é fandroid/fanwin... lol... ;)

    ResponderEliminar
  2. Certamente causa mais distração, pois se oferece mais coisas que podem distrair :)

    Isto é assim. Não tem nada a ver com o Siri. Vai-se a conduzir. Recebe-se uma chamada em que se fique muito enervado. Enquanto durar a chamada "mudámo-nos" para casa/escritório (ou outro sítio qualquer) onde "estamos a falar com a pessoa, em vez de estar a conduzir" - três quartos da atenção foi-se. Depois da chamada - metade da atenção foi-se.

    É deste tipo de coisas de que se está a falar. Não é de ir no carro a ouvir música.

    ResponderEliminar