2014/10/09

Adolescentes usam cada vez menos o Facebook


Se vos parecer que é cada vez mais difícil encontrar alguns adolescentes usando o Facebook, provavelmente o problema não será a vossa falta de capacidade de usar a pesquisa convenientemente, mas sim o facto de eles não estarem mesmo por lá.

Ainda "no outro dia" se olhava para o Facebook como sendo aquela rede social dos mais jovens, e agora parece ser cada vez mais evidente que o Facebook se está a tornar numa rede social "dos cotas". Segundo um estudo, o Facebook tem sofrido uma queda significativa nos utilizadores adolescentes (dos 13-19 anos) e que agora faz com que menos de metade deles ainda use esta rede social (comparativamente aos 72% que detinha há alguns meses atrás.)


Segundo dados do mesmo estudo, o decréscimo não se verifica apenas com o Facebook, sendo também notado de forma significativa no Google+. Já o Instagram conseguiu uma pequena melhoria, e o Twitter conseguiu manter-se praticamente inalterado, assim como o Tumblr, Pinterest e Reddit.

Embora estas variações também possam dever-se ao factor sazonalidade (a época de Outono poderá fazer com que estejam mais preocupados com outras coisas, como o regresso às aulas, etc.) não deixará de ser um factor interessante e que revela que os adolescentes se sentirão mais à vontade em locais onde os seus pais... não estejam.

Parece que o eterno generation gap também se faz sentir nas redes sociais...

(Pena o estudo não mostrar quantos deles estão a usar apps como o Snapchat e WhatsApp - mesmo se esta última agora pertence ao Facebook, o que também ajudará a explicar o interesse que o FB tinha nela.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)