2014/10/14

Headphones XTZ recorrem ao DSP para o som "perfeito"


Se procuram uns headphones wireless que prometem a melhor qualidade sonora possível a um preço competitivo, há um projecto no Kickstarter que vos poderá interessar: os Headphones XTZ.

Todos sabemos que a busca pela qualidade sonora "perfeita" nos pode levar por caminhos onde os preços dos componentes contêm muitos zeros à direita. Para o evitar, estes Headphones XTZ recorrem à ajuda dos DSPs para fazerem desaparecer as suas limitações.

Os DSPs há muito que se tornaram populares na música, sendo os responsáveis por permitir a aplicação de efeitos que simulam a música como estando a ser tocada num estádio, teatro, ou até numa casa de banho - mas as suas capacidades vão bem para além disso (como por exemplo, sendo usados nos sistemas de cancelamento de ruído).


Neste caso, esse processamento é feito para compensar as frequências em que os headphones atenuam ou exageram o sinal, aplicando uma curva de correcção que lhes proporciona uma resposta completamente linear.

Ora, só há um pequeno aspecto a considerar... Não é a primeira vez que se tenta criar sistemas sonoros que sejam completamente "planos", e em muitos casos estas respostas matematicamente exactas acabam por não soar tão bem quanto a ideia que as pessoas têm de um "bom som". Em muitas colunas e headphones são precisamente essas suas deficiências que lhes dão o seu som característico; mas isso é algo que também aqui pode ser recriado, pois bastará escolher outras curvas de correcção (teoricamente, nada impediria de criar curvas que permitissem a estes XTZ recriar a sonoridade de qualquer outro headphone no mercado.)

Fico com curiosidade de ouvir que tal soarão uns destes XTZ e compará-los com os meus confiáveis BayerDynamic DT770 Pro. Mas claro que nestes últimos não posso livrar-me do cabo... :)

Se estiverem interessados nos XTZ, o projecto já superou largamente o valor pretendido mas ainda poderão apanhar uns por 99 dólares (+20 para portes), com entrega prometida para Dezembro deste ano.

5 comentários:

  1. @Carlos, chegaste a encomendar isto? Eu aderi à campanha mas até agora não recebi nada (estava prometido para final de Dezembro de 2014)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, já estou farto de ficar sujeito aos critérios aleatórios da nossa alfândega - que será provavelmente onde os teus estão encravados neste momento (na página do projecto eles dizem já começaram a enviar antes do Natal).

      Eliminar
    2. Como a empresa tem sede na Suécia garantiram que faziam os envios para a Europa a partir daí, espero que não seja esse o problema...

      Eliminar
    3. Entao é mais certo ser apenas atraso das entregas. Houve greves em diversos países que empancaram os transportes...

      Eliminar
    4. Chegaram :) e impressionam pela positiva

      Eliminar