2014/10/13

O Ingress veio ao Porto


Para uns um divertimento, para outros uma forma de vida. O Ingress é um jogo que movimenta multidões e que neste passado sábado fez com que ambas as facções se juntassem no Porto para dar umas boas vindas bem calorosas a Matilde Tusberti do Niantic Labs.

O Ingress é um jogo do Google onde o mundo é literalmente o palco de jogo, e que depois de ter estado alguns anos apenas disponível para quem tivesse um Android, também está agora disponível para iPhones e iPads.

Usando os smartphones e tablets podemos ver um mundo repleto de portais, associados a monumentos e outros marcos relevantes, e que podem ser capturados pelos membros de ambas as facções: os "Enlightened" (verdes) e os "Resistance" (azuis); e que tentam criar campos ligando os vários portais.

É um jogo que será do agrado de todos os que costumam fazer geocaching, pois é necessário estarem fisicamente perto de cada portal para o poderem atacar ou capturar; e que também incentiva ao trabalho em equipa, pois nos níveis superiores torna-se necessária a presença de vários "agentes" para conseguir colocar um portal no seu nível máximo.


Independentemente da facção que escolherem (Enlightened! Enlightened!) o meeting deste sábado no Porto foi a prova cabal de que todos se dão bem e podem conviver perfeitamente. Com o local de encontro escolhido a ser completamente inundado pelas mais de cem pessoas que apareceram, incluindo pessoas que vieram de Lisboa e também de Espanha.



Como não podia deixar de ser, não pude deixar passar a oportunidade de mostrar que o Aberto até de Madrugada é fã do Ingress e do trabalho realizado pelo Niantic Labs, e agradecer à Matilde a sua inesgotável simpatia. :)


Caso não tenham ainda aderido ao Ingress, dêem-lhe uma oportunidade, mas deixo desde já um alerta (ou mais). Em primeiro lugar, comecem já a pensar em investir numa bateria portátil, e de  preferência de 10000mAh para cima (que não há nada como o Ingress para revelar o quanto a autonomia dos nossos smartphones se evapora em tempo recorde!) Em segundo lugar, fiquem atentos para o aspecto viciante do jogo, que vos irá fazer percorrer mais quilómetros do que aqueles que inicialmente poderiam estar a pensar fazer (mas no processo potencialmente ficar a conhecer coisas que poderiam ter por perto e que nem imaginavam que lá estariam).



E por último... não deixem de conviver com os restantes jogadores... que são facilmente detectáveis quando estão na rua, como se pode ver pela imagem! Basta procurar por pessoas que incessantemente vão "clicando" nos ecrãs dos seus smartphones. :)

11 comentários:

  1. Uma coisa que me chateia é os cheaters...pessoal que nao sei como arranja forma de fazer hacks num jogo destes a partir de casa ou o caraça não percebo...

    de resto o jogo é fixe ja consegui criar um portal...demorou cerca de 3 meses a ser aceite :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Batoteiros estragam a piada seja em que jogo for. No caso do Ingress acaba por ser simples, com o Android em "developer mode" tens ferramentas que te deixam escolher as coordenadas que queres que o GPS leia... e assim podes estar em casa e dizer que estás em qualquer outro ponto. O Google tem sistemas que tentam detectar estas viagens "instantâneas" mas mesmo assim há quem use a abuse delas...

      Eliminar
  2. Este jogo tem vários modos de jogo, e alguns não são influenciáveis por jogadores menos honrados.
    Um dos que mais aprecio é o modo de explorador: submeter portais e visitar locais já submetidos.
    Há imensa arte e história por detrás de bons portais!

    E ainda há o modo social: conhecer outros agentes, azuis ou verdes, e apreciar uma bebida num ambiente agradável, perto de um portal de preferência.

    Há mais modos, mas deixo isso para a malta descobrir.

    Obrigado pela visita Carlos e continua o bom trabalho do AadM!

    ResponderEliminar
  3. Como qualquer jogo com equipas rivais, existe algumas situações menos correctas… mas este evento - que reuniu mais de 80 agentes das duas facções de Portugal e Espanha - vem demostrar que, apesar dessa rivalidade, os jogadores desta comunidade se respeitam mutuamente e que acima de tudo estão no jogo para se divertir.

    Já agora, aproveito para deixar aqui o meu desagrado pela falta de imparcialidade deste post … a invocação para adesão à facção verde era desnecessária :)

    RESISTANCE is your hope.

    ResponderEliminar
  4. Excelente descrição e apresentação do Ingress a novos agentes.
    E de bónus uma foto minha a ilustrar o texto! ��
    Go Green!

    ResponderEliminar
  5. Excelente evento, bom artigo!
    ENLIGHTENED FOREVER

    ResponderEliminar
  6. Deves ter um irmao bestial ou uma mae

    Há conta do jogo graça a Deus!
    Go Green!

    ResponderEliminar
  7. Um artigo simples e excelente, mas, como praticante, deixo a correção:
    Escreve-se "Geocaching".
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  8. Carlos Muito Obrigado pela visita ao evento X-Faction no Porto espero que tenha sido do teu agrado.
    Agradeço também a noticia aqui publicada sobre o evento.

    ResponderEliminar