2014/10/17

Os 5 melhores editores de texto

Por muito avançados que sejam os computadores e os sistemas operativos actuais, há sempre a necessidade de ter algumas ferramentas básicas e indispensáveis. Se quem necessita de escrever uma carta apreciará a existência de um processador de texto, para quem necessita ter maior controlo sobre o "texto" - como os programadores - nada como um bom e confiável editor de texto. Hoje trago-vos cinco editores de texto que são considerados "os melhores".


Notepad++


O Notepad++ é, como o seu nome indica, uma evolução do clássico Notepad que encontrávamos no Windows. Mas as suas semelhanças rapidamente ficam para trás, ao ver-se tudo o que este Notepad++ é capaz de fazer, e que é amplificado pelo facto de ser totalmente configurável e expandido através de plugins extra. Interface multi-documentos, gravação de macros, conversão de textos, compressão e expansão de documentos (e mapa para navegação mais fácil), e... não me canso de o dizer, mais Plugins do que alguma vez poderão necessitar!


Sublime Text


Se o Notepad++ peca por só existir para Windows, este Sublime Text não sofre desse problema. Para além de ser multi-plataforma (Windows, OS X, Linus) este editor também conta com plugins que lhe dão todo o tipo de capacidades extra, para além de tudo aquilo que ele já traz de origem, com coisas como edição de múltiplas selecções simultaneamente, pesquisa fácil de ficheiros ou funçoes, e também o prático "mapa" que nos permite estar sempre localizado em ficheiros de grandes dimensões. Com um pouco de exploração e treino, conseguirão fazer em segundos coisas que poderiam demorar dezenas de minutos a fazer "à pata"!

O Sublime Text tem um preço de $70, mas podem descarregar a versão de testes gratuita... que não tem qualquer limitação e poderão usar durante o tempo que quiserem. (Mas se realmente lhe derem uso e vos for útil... considerem a compra, que tal como vocês, os seus criadores também têm contas para pagar ao final do mês.)


Atom


O Atom ganhou popularidade por nos chegar da equipa do GitHub e é descrito como sendo um editor "para o século XXI". As suas vantagens são o facto de ser totalmente personalizável, permitindo que cada um o transforme no editor que sempre desejou ter, usando tecnologias que já conhecerá da web. Versátil, mas ainda num estado bastante experimental que poderá não agradar a todos... e é por isso que passamos aos clássicos.


Vim 


Odiado por uns, indispensável para outros, o Vi é um dos editores mais icónicos de sempre, e o Vim é a sua transposição para as várias plataformas. Não haja ilusões, este não é o editor recomendado para quem espera ter menus bonitos para seleccionar com o rato; mas para aqueles que vivem na linha de comando e não querem tirar as mãos do teclado para fazer tudo e mais alguma coisa (provavelmente até tirar cafés) este será o editor que lhes encherá as medidas. Só necessitam de uma boa dose de paciência, e vontade de aprender os meandros deste editor de texto que não deixa ninguém indiferente.


Emacs


E por fim., o editor que é apanágio de todos os que levam bem a sério a filosofia do software livre: o Emacs, escrito pelo próprio Richard Stallman e Guy Steele na "pré-história" da informática em 1976. À semelhança do Vi/Vim, não é propriamente o editor de texto mais fácil de aprender, mas dominando-se os seus muitos atalhos, macros, scripts de configuração, e os módulos adicionais... depressa descobrirão que este Emacs não só consegue digerir sem complicações todo o tipo de documentos - dos mais simples aos mais complexos -  e que até consegue fazer coisas como gestão de calendários, leitura de notícias, planeamento de projectos, e muitas outras coisas que não se imaginariam ser possíveis num "editor de texto" (incluindo jogar Tetris).

O Emacs é gratuito e está disponível para todos os sistemas operativos.

4 comentários:

  1. Eu pessoalmente uso o SublimeText. Como uso Linux e OSX consigo ter o mesmo programa, palete de cores e estrutura sem estranhar. Não comprei, porque me recuso a pagar tanto por um editor de texto.

    Quanto ao VIM, é muito bom mas a curva de aprendizagem é muito acentuada, e não é tão intuitivo como outro editor gráfico. De qualquer das maneiras é provavelmente o melhor que já usei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tens de dar uma olhadela no brackets....

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar