2014/10/17

Vodafone acelera a internet móvel para os 300Mbps com LTE-Advanced


Já temos referido por vezes que é um pouco caricato termos velocidades de acesso à internet superiores nos nossos smartphones do que temos em casa; e a partir da próxima segunda-feira (dia 20) isso tornar-se-á ainda mais notório com a chegada da internet a 300Mbps na Vodafone graças à tecnologia LTE-Advanced (4G+).

A rede 4G+ / LTE-Advanced permite agregar vários canais em simultâneo, permitindo atingir velocidades até 300Mbps - que de momento apenas estarão disponíveis para quem estiver a usar um dos dois equipamentos compatíveis disponibilizados pela Vodafone: o smartphone Samsung Galaxy Alpha e o router Vodafone 4G B4000 (e nas zonas com cobertura, em Lisboa e Porto - que serão alargadas ao resto do país nos próximos meses).

Estas velocidades acrescidas ficarão disponíveis sem custos adicionais a todos os clientes que utilizam o serviço de Internet Móvel (através de telemóvel, tablet e PC) em todos os planos e pacotes de dados. O router Vodafone 4G B4000 está disponível por €289,90, e o Samsung Galaxy Alpha por €589,90 na loja online da Vodafone.


Parece que aquela brincadeira de "ir lá fora fazer um dowload rapidinho" afinal deixará de ser mesmo uma brincadeira. E... comecem também a fazer as contas: é que a Vodafone alegremente nos informa que a esta velocidade se pode "fazer o download de um vídeo de 1GB em cerca de 27 segundos". O que significa que serão também necessários menos de 30s para que a maioria das pessoas esgote o seu limite de dados mensal.

Para quando uma indexação do limite de tráfego às velocidades que oferecem? 300Mbps -> 30GB, por exemplo. :)

7 comentários:

  1. "300Mbps -> 30GB, por exemplo. :) "

    É mais 300Mbps -> 300GB ...

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Até agora a Vodafone nunca implementou limites ao tráfego/velocidades em 4G(tarifários banda larga móvel), independentemente do plano subscrito e se assim continuar tudo bem... :)

    No entanto, caso venham a implementar limites de tráfego, tal como é implementado no tráfego 3G, é trocar a APN após atingir o limite e voilá... power ao máximo de volta até ao próximo ciclo de facturação.

    * não é para dizer a ninguém. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. conta lá como é que fazes isso...
      undergeek.blogspot.com@gmail.com

      Eliminar
    2. Nas configurações do Hotspot/Pen, altera-se/troca-se a APN assim que se atingir o limite de tráfego em 3G, isto no planos pós-pagos de BLM.

      APN´s possíveis de se configurar/alterar no modo "personalizar":

      internet.vodafone.pt
      net2.vodafone.pt
      corporate.vodafone.pt

      *não sei se nos recentes tarifários de BLM sucede ainda o mesmo, porém, em tráfego 4G continua a poder-se navegar à vontade... :)

      Eliminar
    3. entao mas qual dessas 3, ou 2 ja q a net2 é q é por defeito, é q deixa de contabilizar o trafego??

      Eliminar
    4. Nenhuma deixa na prática de contabilizar o tráfego, o que sucede, é que após se trocar a APN que está(na altura em que se fica barrado) por uma outra diferente, fica-se novamente livre de limites na velocidade até final do ciclo de facturação... O tráfego continuará a acumular até final do mês, mas sem estar "condicionado".

      No período/mês seguinte tem que se efectuar a mesma operação após se atingir o tráfego previsto.

      Eliminar