2014/11/16

ADB em 15 segundos dispensa-te de instalar o SDK Android total


Com o Android 5.0 Lollipop a estar a ser enviado (lentamente) para os Nexus, há muitos utilizadores que não resistem a aventurar-se numa instalação manual. Se for esse o caso, poderão gostar de saber que este "15 seconds ADB Installer" vos irá livrar da instalação do SDK total.

Muitos dos que se aventuram no processo de instalação manual de um novo Android nos seus smartphones e tablets, confiantes de que o Google os ajudará no processo, depressa se deparam com o primeiro problema: a necessidade de usarem a linha de comandos, e consequentemente, terem os comandos/programas necessários para levar a cabo essa operação. É logo um dos momentos críticos, em que muitos utilizadores desistem por não estarem dispostos a instalar o SDK completo de desenvolvimento para Android apenas para realizarem esta operação - e é aqui que este 15 seconds ADB Installer vem dar uma ajuda.

Este programa permite ter acesso aos comandos essenciais para actualizarem o vosso dispositivo com uma nova versão de Android (podem descarregar directamente do Google a imagem do Lollipop referente ao vosso Nexus - e sim, o do Nexus 4 também já está disponível), disponibilizando o ADB, Fastboot, e drivers necessários, sem que tenham que descarregar e instalar a totalidade do SDK.

Claro que isto não evita que tenham que saber minimamente o que fazer - e no caso do Android 5.0, se se depararem com erros, poderão ter que seguir estas indicações - mas para quem se sente à vontade na linha de comandos e na actualização dos seus Androids, este pequeno utilitário poderá ser bastante útil e evitar a instalação de tudo o resto que não é necessário para que se possa fazer apenas o processo de actualização.

6 comentários:

  1. No meu caso para alem do adb tive que actulizar tb o bootloader no meu nexus7 que so me avisou disso depois do apagar tudo...

    ResponderEliminar
  2. O Carlos Martins é que podia facultar um tutorial de "injecção de ROMs", para o pessoal andar sempre com o smartphone em alta :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O nosso Luis Costa é o especialista nessa área, e já tem feito vários guias disso no Apps do Android. :)

      Mas, se ele tiver disponibilidade, peço-lhe para criar um guia "lollipop".

      Eliminar
    2. Já dei um salto hoje ao Apps do Android e por acaso nem me passou pela cabeça que poderia ser o sítio ideal para um "salvamento".
      Gracias :)

      Eliminar
    3. http://www.appsdoandroid.com/2014/11/factory-images-para-nexus-4-android-50.html

      Eliminar