2014/11/30

Airbus Beluga - o avião que pode transportar aviões


Os aviões revolucionaram a forma como pessoas e carga se movem pelo mundo, tornando possível fazer as coisas com velocidades anteriormente impossíveis. Mas nem todos os aviões têm o formato convencional a que nos habituamos, e hoje trago-vos o Airbus Beluga: um avião que foi concebido para transportar outros aviões.

Este avião tem a referência Airbus A300-600ST, sendo uma versão especial do avião de passageiros A300-600, e onde o "ST" se referia a Super Transporter. A sua característica é que a fuselagem foi alterada significativamente para permitir o transporte de carga de grande volume que não caberia num avião convencional.

Sendo a Airbus um consórcio multinacional e onde a produção dos diferentes componentes é feita em diversos países, este avião é usado para transportar secções dos aviões para o local de montagem final - pelo que é frequente ver esta avião a transportar a fuselagem de outros aviões, embora seja usado igualmente para transportar todo o tipo de cargas especiais. O seu compartimento de carga tem um diâmetro de 7.4m e um comprimento de 37.7m, com um volume de carga superior ao do C-5 Galaxy (mas com menor capacidade em termos de peso, apenas 47 toneladas face às 122.5 toneladas do C-5).

O nome Beluga começou por ser um "nickname", mas tornou-se tão popular e recorrente que a Airbus o adoptou oficialmente para designar este estranho gigante dos ares - que no entanto já tem os dias contados. A Airbus anunciou recentemente já estar a preparar o seu sucessor, ainda maior, que deverá entrar em operação em 2019.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)