Se te queres precaver contra os possíveis danos causados pelos relâmpagos durante uma trovoada, hoje deixamos-te uma dica que te permite calcular com relativa facilidade a distância a que te encontras de uma trovoada.
Primeiro fica a informação de que a velocidade do som é de aproximadamente 1236Km/h, o que corresponde a 343 metros por segundo. Assim, se te puseres à janela e começares a contar os segundos a partir do momento em que vês o relâmpago a iluminar os ceús até ao momento em que ouves o trovão, poderás calcular a distância a que este se encontra; bastando multiplicar o número de segundos pela velocidade do som (343m/s).
Vamos rapidamente a um exemplo:
- vemos o relâmpago
- começamos a contar os segundos: 1... 2... 3...
- paramos de contar quando ouvimos o trovão
- obtivemos o resultado de 4 segundos: 4 x 343m/s = 1372 metros
Calculámos então que o centro da trovoada está aproximadamente a 1 quilómetro e 372 metros de distância.
Se fizeres isto para 3 ou 4 relâmpagos/trovões, poderás facilmente determinar se a tempestade se está a aproximar de ti, ou se está a afastar-se.
[por Pedro Cabido]
P.S. Este mesmo sistema pode ser aplicado a todo e qualquer tipo de fenómenos onde algo "visual" seja acompanhado de um estouro sonoro: como por exemplo uma explosão, um foguete a estourar no céu, ou fogo de artifício.
Interessante, sem dúvida.
ResponderEliminarJá foram ver o Taken ao cinema...? está bem exemplificado e claro está exagerado pelas mãos de Holywood!
ResponderEliminarMuito antes do Taken, já o Poltergeist dava a dica de contar os segundos para saber se a tempestade se aproximava ou afastava. :)
EliminarÉ verdade no poltergeist davam a dica, o que o Carlos se foi lembrar, gostei desse filme!
EliminarJá agora...em primeiro lugar boa noite, além da hora tardia, depois é a primeira vez que participo neste blogue por isso peço desde já as minhas desculpas pelos erros de todo o tipo que esteja ou possa vir a cometer, mas é que estou com uma dúvida inesperada sobre o Galaxy S 2(gt—i 9100) que obtive nesta quinta— feira. Como e onde posso tirar a dúvida neste blogue se me é permitido e não estiver a abusar, obrigado e agora vou tentar estudar o funcionamento deste blogue.
EliminarQue nostalgia!! A minha professora da primaria ensinou-nos a fazer essa conta, e lembro-me de fazer as contas no caderno para ver se a trovoada estava a aproximar-se ou a afastar-se... Obrigado!
ResponderEliminarLembro-me de fazer a conta com 340 m/s já desde pequeno. Já era uma curiosidade para impressionar alguém que não sabia :)
ResponderEliminarIsto é dica da velha guarda! Bons tempos :D
ResponderEliminarH velhos tempos da primária
ResponderEliminar