2012/11/05

O que de Mal vai na App Store

 O iOS tem evoluído muito ao longo do tempo, mesmo se por vezes essa evolução vai acontecendo a passo de caracol (lembram-se do tempo que demorou a surgir o copy-paste?) Mas, por norma, a espera vale a pena, e quando a Apple implementa algo, fá-lo de forma a que se torne numa "referência" de utilização excelente num equipamento móvel e com interface touch, como é o iPhone e o iPad.

No entanto, há também alterações que se podem considerar incompreensíveis: e uma delas é a nova App Store!

A App Store é um ponto essencial do iOS - aliás, arrisco-me a dizer que terá sido *o* grande factor de sucesso que fez com que o iOS disparasse (até custa a acreditar que o iPhone originalmente não permitia Apps de terceiros e tinha apenas as Apps da Apple e nada mais). E por isso mesmo, convém que essa mesma App Store seja um local altamente eficiente que permita aos utilizadores descobrir novas Apps com facilidade, e promova a experimentação e compra.

Mas infelizmente, custa imaginar como será possível a uma empresa como a Apple ter atirado cá para fora - como se fosse uma grande evolução - a App Store no iOS6. Sim, a App Store anterior bem que precisava de uma remodelação... mas esperava-se que a existir uma, que fosse para melhor.

Vejam a primeira imagem, aqui à direita:

Estamos a ver o top das Apps mais populares, que surge dividida em várias linhas, das Apps pagas, gratuitas e que mais facturam. A imagem é captada de um iPhone 5, mas mesmo com a resolução vertical extra salta à vista que nem sequer conseguimos visualizar as 3 linhas completas sem que se corte algo, em cima ou em baixo. Da mesma maneira, é impossível ver mais que  3 icons e meio em cada uma dessas linhas.

E o mais aberrante (e irritante), é que como se pode verificar, não há uma única App que se possa ver o seu nome completo!

Todas elas têm o nome cortado com "..." a indicar que continua... Uma situação que pode originar algumas confusões caso desejassem saber se estão a olhar para um TomTom Iberia, ou TomTom Europa, ou entre uma versão "free" ou "premium" de muitas Apps com nomes idênticos (especialmente quando se tratam de Apps em promoção em que ambas as versões ficam disponíveis gratuitamente).


Mas... talvez a coisa melhore quando se passa para o modo lista de cada uma destas secções, certo?...

Errado!


Aqui estamos nós, a olhar para a lista das Apps gratuitas, e vemos que - não obstante a resolução expandida vertical do iPhone 5, conseguimos ver... 5 Apps de uma só vez! Uau!

Mas... antes que deitem foguetes, espreitem os nomes das Apps. Pois é... o síndroma dos títulos cortados continua. Nem mesmo aqui podemos espreitar o nome completo da App, obrigando a que se clique em cada uma delas para se poder ver o seu nome (e mesmo assim, se for uma App com nome excessivamente comprido... nem assim!)

Bem sei que há requisitos de usabilidade que fazem com que os elementos tenham que ter tamanho "tocáveis"... mas - absurdamente - isso parece não ser problema noutras secções da App Store, onde os detalhes de uma app ficam escondidos atrás de um texto que diz "more", e que obriga a enorme pontaria para que se acerte nele. No caso desta lista, bastaria passar o botão de "free/preço/open" ligeiramente mais para baixo, para dar espaço para que o título se pudesse esticar a quase toda a largura do ecrã.

Mas... que digo eu? Eu não sou especialista em usabilidade, nem pretendo ser. Isto é o tipo de coisa que *eles* é que deveriam saber, e ter estudado, e testado à exaustão.

Por tudo isso, interrogo-me... como é que alguém poderá ter deixado sair cá para fora uma App Store - que repito, é um ponto essencial do ecossistema iOS - neste estado, quando num ecrã que imediatamente salta à vista de todos os utilizadores nem sequer consegue apresentar os nomes completos das Apps?

(E nem vou referir os muitos bugs que atormentam a App Store - como por exemplo, no outro dia o botão de partilhar uma App via email... simplesmente se recusou a funcionar, até que eu saisse e voltasse a entrar na App. Se no iOS já começamos a chegar a esse ponto do "sai e volta a entrar", acho que fica tudo dito quanto à necessidade urgente de alguma remodelação no interior da Apple.)


6 comentários:

  1. Tenho outra queixa, mas pode se burrice minha e haja alguma coisa que eu não esteja a ver.

    Dantes no iPad, ao ver o top mais das apps, tinha uma opção no fim da página para alternar entre as destinadas ao iPad e as destinadas ao iPhone (as universais estavam nas duas listas). Essa opção sumiu-se ?

    ResponderEliminar
  2. Isto para nao falar na fluidez ( ou na falta desta ) num iphone 4!!

    ResponderEliminar
  3. A AppStore ficou pior e já não era grande coisa a nível de interface.. :(
    Muito mau também é o youtube ter desaparecio :( O da Google não é tão intuitivo para as crianças..

    ResponderEliminar
  4. Eu prefiro a app da google que a que vinha no iOS.

    Eu fiquei com um problema que nao conseguia sincronizar a musica pro ipod, fizesse o que fizesse.

    tive de fazer restore, e dps restaurei o backup e ficou tudo direitinho.

    Fora isso não notei mais nenhuma diferença, espero é que melhorem a app dos podcasts.

    ResponderEliminar
  5. Sinceramente, preferia a Appstore no iphone como estava antes. Mas o que mais me chateia é a fluidez. Tipo, tenho um iphone 4s mas parece que voltei ao meu iphone 3g que se arrastava por todo o lado. Simplesmente perdi todo o prazer que tinha a procurar novas apps.

    ResponderEliminar
  6. mas ainda esperam algo bom dos produtos da apple? já nem na qualidade do hardware eles apostam. viva a concorrência

    ResponderEliminar