2014/11/25

ASRock lança motherboard com dual Ethernet 10Gbit


Se uma rede gigabit já não vos chega, a ASRock acaba de anunciar uma motherboard que não só vem equipada com as habituais duas portas gigabit ethernet, como também traz duas portas de 10Gbits.

A ASRock X99 WS-E/10G é uma motherboard que virá a calhar para aqueles que já estão a fazer contas, ou já investiram, na criação de uma rede de 10Gbits em casa (ou empresa). Importa relembrar que enquanto o material de rede para velocidades gigabit pode ser encontrado ao preço de poucos euros, quando se dá o salto para os 10Gbits a coisa muda de figura: uma simples placa de rede de 10Gbits pode custar entre 400 e 800 dólares, e um switch terá preços que vão daí para cima.

Para além disso também temos quatro portas PCIe x16, que se podem multiplicar em 6 portas x8 + 1 x16; 12 portas SATA 6Gbps, SATA Express e M.2, 8 portas USB 3.0, e backpanel de baixo perfil para que possa ser montada numa caixa 1U para racks.

Tudo muito bonito, mas se estiverem a pensar comprar uma, é melhor irem-se preparando para um preço na ordem dos 800-900 dólares; um preço suficiente para que muitas pessoas comprassem um computador completo bem decente. Mas... para quem valorizar a conectividade 10Gbits, o preço até pode ficar em conta, considerando o custo de comprar uma board e depois adicionar-lhe placas de rede 10Gbits.

... E parece que ainda ontem, a ideia de passar de uma rede de 10Mbps para 100Mbps parecia... alucinante!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. 10G já anda cá há vários anos, mas vai continuar muitos mais fora do mercado domestico. Os switches para isto andam pela hora da morte. Por outras palavras, Isto é uma board para servidor, mas nessa gama talvez hajam melhores.

    ResponderEliminar