2014/11/25

Flow - um jog dial bluetooth que também detecta gestos


Embora o método mais popular de interacção com os computadores continua a ser o rato e teclado, há muitos outros modos de o fazer. Este Flow é um controlador bluetooth que será do agrado de todos os que trabalham com programas de áudio, fotografia, vídeo... e não só.

Controladores rotativos "jog dial" não são nada de novo e são usados há muito tempo, especialmente para utilização profissional nas áreas acima indicadas, mas este Flow leva o conceito a outro nível. Para além de funcionar como um jog dial wireless, em que o podemos rodar para obter um controlo com elevada precisão, o Flow é também capaz de detectar gestos na sua superfície... e mesmo gestos feitos por cima dele. Para além disso pode ser programado com atalhos para as acções mais populares.

Os seus criadores dizem que o Flow será compatível com dezenas de programas populares, como o Photoshop, Premiere, Final Cut, Spotify, e até o YouTube.

Embora seja difícil (leia-se: impossível) avaliar o "feeling" deste Flow à distância, se nos basearmos apenas na sua lista de potencialidades e no seu preço de cerca de 80 euros (89 dólares + 10 de portes para a Europa), não me parece que haja falta de interessados. E talvez por isso a campanha vá tão bem encaminhada mesmo tendo sido lançada apenas ontem.

1 comentário:

  1. Curioso, ainda há coisa de 1 semana andei a ver se existia algum "jog-shuttle" bluetooth and podesse ser usado em conjunto com um smartphone para se meter na parte de trás ao lado da camara e fazer focagem manual ;) lembrei-me disto porque a "L camara" que usa os novos API's do Android 5.0 (Lollipop) tem uma barra de focagem manual on-screen mas dava mais precisão usar uma roda deste genero... se desse para se prender magneticamente ou com uns grampos regulaveis (tipo os suportes para carro) era interessante... temos que avisar os developers desta potencialidade para preverem um encaixe no design final ;)

    ResponderEliminar