2014/11/18

Dados do Fitbit vão ser usados em Tribunal


Muito temos falado entre o delicado equilíbrio entre a monitorização e registo de dados sobre a nossa actividade e localização, e os possíveis abusos de privacidade. Mas desta vez os dados de actividade do Fitbit irão ser usados em Tribunal, num processo em que se pretende comprovar o efeito negativo que um acidente terá tido no estilo de vida da pessoa visada.

A mulher em questão era personal trainer, e pretende demonstrar que depois de um acidente de que foi vítima há alguns anos, a sua capacidade física foi drasticamente reduzida - e para isso pretende usar os dados recolhidos pelo seu Fitbit. Os dados serão analisados por uma empresa especializada para determinar se o nível de actividade é consistente com o que é dito, mas mais importante é o que isto pode significar para o futuro.

Estes dados poderão estar, neste caso, a ser usados em favor da pessoa; mas nada impede que no futuro este mesmo tipo de dados possa vir a ser usado "contra" as pessoas. Alguém que se queixe de dores crónicas mas que depois tenha no seu "RunKeeper" registo de corridas semanais de dezenas de quilómetros poderá ter maior dificuldade em explicar as suas queixas, por exemplo.

A mim, não me assusta que todos estes dados sejam usados para descobrir a verdade - seja ela a favor ou contra o que se gostaria de ver demonstrado. Aliás, já por várias vezes recorri ao Google Latitude para esclarecer alguns casos daquelas "pseudo-multas" que nos chegam a casa com anos de atrasos, e onde já nem fazemos ideia de onde estaríamos naquela data. Graças ao Google Latitude, é bem simples recuar até ao dia em questão e ver precisamente (ou aproximadamente) por onde se andou e rapidamente descobrir se realmente o caso de aplica a nós... ou nem por isso.

1 comentário:

  1. sim só tenho receio é de no futuro se começas a manipular os dados desses sistemas a favor de uns poucos porque isto da segurança digital ......

    ResponderEliminar