2014/11/26

Google dá machadada final no email do Android e foca-se no Gmail


Já sabíamos que o Google tinha adicionado ao Gmail a capacidade de usar contas de outros serviços com a chegada do Lollipop, e agora dá o previsível passo seguinte... o abandono da app de email tradicional.

Muitos utilizadores recém-chegados ao Android poderiam achar estranho encontrarem uma app de Email a par do Gmail. Agora o Google quer eliminar essa confusão, e a opção é acabar com a app de email tradicional e centralizar tudo sob app do Gmail.

Imagino que a maioria dos utilizadores Android já utilizaria a app do Gmail, usando a app tradicional apenas na eventualidade de usarem outros serviços de email - coisa que agora também poderá ser feita via Gmail. Ainda assim, esta opção não deixa de ser mais um sinal de que o Google quer que os utilizadores usem os seus serviços - mesmo quando pretendem usar outros - e de que parece estar cada vez menos disposto a ser "bonzinho" e simpático para todos (e na verdade, está no seu direito, limitando-se a fazer aquilo que todos os seus concorrentes fazem, até mesmo aqueles que usam o Android como base de trabalho.)

A mim, que nunca abri sequer este "email", o seu desaparecimento não terá qualquer impacto. Mas se davam uso a esta app de Email, o que pensam desta opção do Google de vos obrigar a usar o Gmail (ou terem que procurar outra app de email)?

8 comentários:

  1. Boas...
    O que não percebo é se a Google efectivamente quer acabar com todas as app de Email adicionais, porque é que investiu também no Inbox?
    Acaba com o E-Mail e introduz 1 nova app para o Gmail....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diria que o Inbox é uma experiência sobre o rumo que o Gmail irá seguir...

      Eliminar
  2. Quando tinha Android usava essa app crucialmente..
    A app do Gmail era o email pessoal e tinha um toque; a app de email era usada apenas para o email trabalho, que tinha outro toque.
    Quando recebia emails, era bastante importante distinguir se era do trabalho ou do email pessoal para fazer logo uma triagem.... Desta forma, se continuasse a usar Android, acho que iria optar por arranjar uma app de terceiros para IMAP (no meu caso para o email do trabalho).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A app Gmail antiga, já deixava definir o toque diferenciado para as diferentes caixas de entrada (principal, social, promoções, atualizações, etc). Eu já adicionei as minhas outras contas ao app Gmail e os toques são todos diferentes e para algumas contas só acende a luz led de notificações para não estar sempre a chatear.

      Eliminar
    2. André, como fazes a gestão dos toques e dos led, no gmail? Usas o Light flow?

      Eliminar
  3. Vem tarde mas finalmente que vem essa opção. Irritava-me profundamente ter duas apps para email, uma para o Gmail e a outra para email da faculdade, outlook e trabalho.
    Tudo centralizado vem sem dúvida melhorar o uso e gestão de recursos no telemóvel.

    Quanto à app Inbox, usei e não gostei muito, estou demasiado habituado ao uso de labels e aquela separação que o Gmail faz automaticamente não me agrada muito.

    ResponderEliminar
  4. É meramente um bloatware a menos. Não faz nenhum sentido ter dois apps que fazem exatamente a mesma coisa.

    Se eu não gostar do Gmail (talvez por causa do adware?) instalo outro cliente e congelo o primeiro. Parece bastante simples.

    O Inbox não é realmente um cliente de e-mail tradicional, e sim uma espécie de mural baseado nas mensagens que vc recebe. Algumas coisas são mais fáceis de perceber com ele, para outras eu ainda prefiro o Gmail. É possível que as duas apps venham a se fundir no futuro, mas por hora o nenhum substitui o outro.

    ResponderEliminar
  5. E suporte para exchange?

    ResponderEliminar