2014/11/25

Investigadores criam mapa da densidade populacional com base nos telemóveis


Investigadores mostraram como é possível usarem-se dados das chamadas telefónicas para criar mapas com elevada precisão da densidade populacional num país, informações que permitem analisar quase em tempo real as movimentações e migrações das populações.

Saber por onde andam os cidadãos é um critério importante para uma correcta avaliação (e planeamento) de serviços e infraestruturas; mas a forma tradicional de o fazer - com os censos - é demasiado morosa, dispendiosa, e espaçada no tempo (a cada 10 anos, em Portugal) para poder dar resposta à sociedade dinâmica em que vivemos. Investigadores recorreram aos fiéis companheiros da actualidade - os telemóveis - para criarem mapas bem mais precisos da densidade populacional.

Com base nos registos das chamadas telefónicas (sem dados sobre quem as fez, obviamente) e a sua localização, e mesmo tendo em conta que a presença e utilização dos telemóveis poderá fazer desviar ligeiramente os resultados, estes investigadores conseguiram demonstrar que esta técnica é bastante eficaz para nos dar um retrato do país, com a grande vantagem de poder ser feita quase em tempo real e mostrar as diferenças sazonais (como a concentração nos grandes centros urbanos em período de trabalho, e a deslocação para o Algarve, praias, e alguns pontos do interior nos períodos de férias.

Sabendo-se que muitos destes nossos dados andam por vezes a ser usados indevidamente sabe-se lá por quem, o mínimo que se poderia exigir é que os mesmos sejam disponibilizados publicamente para permitir a sua utilização para estudos mais úteis e que possam ser usados para melhorar a qualidade de vida de uma população. (E neste caso estamos só a falar de dados das chamadas telefónicas - imaginem só o que seria possível fazer com os dados das localizações dos telemóveis, mesmo sem fazerem chamadas, e que todos os operadores também terão nas suas bases de dados.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)