2014/11/24
Investigadores já conseguem imprimir LEDs com impressoras 3D
As impressoras 3D vão lentamente revelando todo o seu potencial, e agora investigadores fazem-nos sonhar com aquilo que muitos já teriam imaginado: a possibilidade de imprimir componentes electrónicos.
Investigadores conseguiram criar uma impressora 3D que é capaz de imprimir LEDs funcionais, e que servirá como inspiração para que no futuro este tipo de capacidade se possa vir a tornar comum e permitir a criação de novos equipamentos que não imaginaríamos serem possíveis. A impressora é capaz de imprimir LEDs depositando camadas de diferentes materiais; e ao contrário de outras experiências, aqui o resultado é mesmo um (ou muitos mais) LED fabricado pela impressora - e não a impressão de uma placa onde posteriormente são colocados LEDs pré-feitos.
É por isso que já há quem imagine utilizar uma destas impressoras para criar ecrãs que poderão adoptar formas limitadas apenas pela nossa imaginação; ou até de que a mesma técnica possa ser usada para criar as tão faladas lentes de contacto com ecrã integrado.
Seja como for, ainda haverá muitos anos de investigação e melhoramento pela frente até que isto se possa tornar num produto comercial; para além de que o próximo passo será a "impressão" de transístores, e assim dar-se um novo passo na impressão de componentes electrónicos.
... Estão a imaginar o dia em que será possível fazerem o download de um chip, para o imprimirem na vossa impressora 3D? Talvez daqui por um século já se esteja a fazer impressão molecular... e tornar realidade os "replicators" do Star Trek. :)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
"replicators" é do Stargate e não do Star Trek. ;)
ResponderEliminarEsses eram outros replicators. :)
EliminarMas neste caso, são mesmo os replicators do Star Trek.