2014/11/06

MS Office para iPhone, iPad e Android gratuito


Todos sabemos que o "Office" é um dos grandes pilares da Microsoft, e numa altura em que cada vez mais pessoas se vão habituando a não o ter, a MS não pode correr o risco de que as pessoas desabituem dele. E como se costuma dizer: para grandes males, grandes remédios - que assim se traduz em disponibilizá-lo gratuitamente para iOS e Android.

Tal como a Apple e Google disponibilizam os seus produtos equivalentes gratuitamente, também a MS se apressa a fazê-lo: o MS Office fica disponível gratuitamente para iPhones, iPads e Androids, sendo que a versão específica para tablets Android já entrou também em fase preview.

Claro que a MS espera que grande parte dos utilizadores adira ao serviço Office 365, para que a sua utilização nos mobile se possa transpor também para os desktop/portáteis - e no caso de utilizadores que queiram aceder a documentos OneDrive for Business ou Dropbox for Business, isso será mesmo obrigatório. É mais um sinal de que a MS pretende facilitar o acesso dos seus produtos aos utilizadores finais, mas continuar a ganhar dinheiro à custa da utilização por parte das empresas.

Mas mesmo assim, não deixa de ser também um sinal claro de que a MS está consciente da mudança que se vai efectuando a cada dia; e de uma independência cada vez maior dos seus produtos por parte dos utilizadores de equipamentos móveis. É que o maior risco para a MS é que estes utilizadores comecem a pôr em causa se realmente necessitam do Office, face aos Docs do Google ou iWork da Apple, e que depois facilmente se poderá alastrar a um... "se posso sem o Office da MS, será que não posso viver também sem o Windows?"

3 comentários:

  1. Eu costumo dar uma de Carlos Martins e antecipar que se a microsoft não muda radicalmente daqui a 10 anos está como a Nokia

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o ed e como a velocidade da mudança é cada vez maior, poderá até acontecer num prazo mais curto.

    ResponderEliminar
  3. Os tablets estão cada vez mais tornando-se dispositivos de trabalho. Esse passo dado pela Microsoft é marcante. No meu caso o DocsToGo vinha servindo bem como alternativa ao Office. O iWork é bonito e funcional, mas não sincroniza automaticamente com o Dropbox. O Google Drive não é tão rápido e fiável quanto o Dropbox na minha utilização. Eis que chega o Office "legítimo", gratuito e com suporte para o Dropbox, além dos 40 GB do One Drive? Ouro sobre o azul!

    ResponderEliminar