2014/11/06

Opera Mini para iOS ganha compressão de vídeo com Video Boost


O Opera Mini merece sempre um lugar em qualquer smartphone e tablet graças à sua tecnologia de compressão de dados. A sua mais recente versão para iOS torna-se ainda mais atractiva, pois agora permite também poupar dados mesmo quando se quer ver vídeos.

Embora outros browsers já tenham começado também a tentar poupar nos dados (o Google adicionou uma opção para compressão de dados no Chrome, por exemplo), a verdade é que as suas poupanças são bastante mais reduzidas que as proporcionadas pelo Opera Mini. É certo que a compressão mais agressiva do Opera Mini se torna mais notória (e por vezes intrusiva), mas quando se está na rua e o que interessa é ter o mais rápido acesso aos conteúdos - e poupar dados - é uma opção que se torna muito mais vantajosa.

Agora o Opera Mini 9 para iOS adiciona o Video Boost à tecnologia Opera Turbo, sendo uma opção que aplica o mesmo conceito ao streaming de vídeo. Se quando estamos em casa e com uma ligação de banda larga à disposição, poderemos querer tirar partidos dos ecrãs HD/Full HD dos nossos smartphones e tablets para ver os vídeos com a maior qualidade possível, quando se está fora de casa e a gastar dados 3G/4G, o que queremos - normalmente - é poder espreitar um ou outro vídeo, sem que isso faça evaporar o nosso limite de dados mensais. Até agora, isso era conseguido muitas vezes à custa de marcar o vídeo para ver mais tarde - se nos recordarmos disso quando chegarmos a casa ou a um sítio com WiFi - mas de agora em diante, bastará dar um salto ao Opera Mini, confirmar que este Video Boost está ligado, e ver no momento.

Como vantagem adicional, para além de poupar dados, isto significa que em muitos casos se conseguirão ver vídeos em locais onde a rede não seja particularmente de boa qualidade, e onde os vídeos estariam continuamente sujeitos a pausas e buffering. Já muitas vezes tive que dar um salto ao Opera Mini depois de nos outros browsers até uma simples página web demorar dezenas e dezenas de segundos a carregar por culpa de uma ligação fraca, e que no Opera surgia em poucos segundos sem hesitações.

Brevemente deveremos ver este Video Boost a chegar também ao Opera Mini para Android.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)