É difícil ter a noção da potência que se esconde dentro dos GPUs nas placas gráficas actuais; mas a Nvidia vai-nos mostrando isso de forma visual. Se estão fartos de jogos onde a relva e vegetação seja apenas uma "textura" usada para disfarçar o terreno, em 2015 o Turf Effects do GameWorks vai mudar isso por completo.
O GameWorks é um conjunto de produtos da Nvidia concebidos para facilitar a vida aos developers de jogos e de outros programas que necessitem tirar partido dos mais avançados efeitos visuais e de física. Lá encontramos ferramentas que permitem criar rostos humanos realistas, sombras, iluminação, fogo, ondas, materiais deformáveis e flexíveis, e... relva.
Com o Turf Effects deixa criar terrenos cobertos por relva realista, e onde cada folha é realmente um objecto 3D, afectada pela iluminação ambiente, projectando sombras sobre as outras folhas, e que também interage fisicamente com todo o mundo virtual. Isso faz com que um objecto que passe sobre ela a possa "achatar" tal como aconteceria na realidade (cabendo ao developer depois afinar o efeito, se deseja que a mesma recupere rapidamente ou lentamente), trazendo um maior realismo aos jogos.
... O que as empresas fazem para tornar obsoletas as placas gráficas do ano anterior... ;) Mas espreitem o vídeo, pois é mesmo impressionante o que se consegue fazer.
Para verem um pouco dos restantes efeitos do GameWorks, aqui fica o vídeo geral:
Já tava a demorar, é que eles apresentaram esse demo praí há 4 anos...
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